sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Governo distribui cartões de estacionamento para idosos e deficientes em Cruzeiro do Sul

O governo do Estado do Acre começou na tarde desta quinta-feira, 9, a distribuição de cartões de estacionamento para e idosos e deficientes em Cruzeiro do Sul. A cerimônia que celebrou os direitos adquiridos dessa população especial foi realizada com a presença do governador Tião Viana na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), com a distribuição simbólica de vários cartões.
Governo começou a disponibilizar cartões e vagas de estacionamento específicas para idosos e deficientes (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Governo começou a disponibilizar cartões e vagas de estacionamento específicas para idosos e deficientes (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O direito do idoso a vagas especiais de estacionamento está assegurado no artigo 41 do Estatuto do Idoso, enquanto os deficientes possuem uma lei específica que os beneficia. “Vale lembrar que 43 mil pessoas morrem por ano no trânsito brasileiro. Quantos idosos já viram amigos ou entes queridos morrerem no trânsito? Cruzeiro do Sul tem uma frota de 25 mil veículos. Ou nós nos ajudamos a disciplinar o trânsito ou nós não avançamos. Vamos respeitar as vagas especiais. O Acre é um dos estados onde as pessoas são mais amigas uma das outras e devemos manter isso”, disse o governador Tião Viana.
A diretora do Detran/AC, Sawana Carvalho, aproveitou para lembrar que o trânsito de Cruzeiro do Sul ainda não foi municipalizado, sendo de total responsabilidade do Estado, por meio do Ciretran. “Já revitalizamos seis mil metros quadrados de pinturas, semáforos e rotatórias aqui em Cruzeiro do Sul. A cidade ainda conseguiu redução de 18% nos acidentes de trânsito. Isso representa menos gastos com saúde, com previdência social”, conta Sawana.
secom_acre_9514 (8)
Tião Viana fez questão de reafirmar seu compromisso com a população idosa e comemorou redução de acidentes fatais no Juruá (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O que eles disseram

Jorge Viana, senador
Jorge Viana, senador
“O mínimo que podemos fazer por essas pessoas é dar respeito. O primeiro semáfaro de Cruzeiro do Sul foi o governo quem colocou. E temos muito o que comemorar com a redução de políticas de acidentes e seus resultados que diminuíram drasticamente os números de mortes no trânsito aqui no município, mas ainda podemos fazer mais.”
Elson Santiago, deputado estadual
Elson Santiago, deputado estadual
“Nosso governo tem se preocupado com o trânsito do Acre. Um trabalho muito importante e eu espero um dia chegar nessa idade com orgulho para poder receber meu cartãozinho também.”
Astério Moreira, deputado estadual
Astério Moreira, deputado estadual
“O governo do estado do Acre tem preservado a vida. Um papel que o Tião Viana assumiu para si. A tentativa de reduzir as mortes no trânsito tem dado excelentes resultados. E o povo tem que compreender esse projeto.”

Geraldo Pereira, deputado estadual
Geraldo Pereira, deputado estadual
“Quem olha pro idoso enxerga o futuro. E se a gente não consegue cuidar dos idosos, não consegue cuidar do futuro. Por isso parabenizo o governador por cuidar do futuro do Acre.”

 



Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: