sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Tião Viana inaugura Casa de Produção de Derivados de Banana

Reportagem: Samuel Bryan
Fonte: agencia.ac.gov.br
A expressão “a preço de banana” se prepara para ganhar um novo significado no município de Rodrigues Alves. Isso porque o governador Tião Viana inaugurou na tarde desta quinta-feira, 9, a Casa de Produção de Derivados de Banana. Um empreendimento fomentado pela Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) que irá beneficiar 25 famílias dependentes do Bolsa Família e inseridas no CadÚnico que irão coordenar a fábrica.
Governador reuniu a comunidade de Rodrigues Alves para apresentar a nova fábrica da cidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Governador reuniu a comunidade de Rodrigues Alves para apresentar a nova fábrica da cidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O investimento na fábrica que irá produzir doce de banana, farinha de banana, banana frita e tantos outros produtos foi de R$ 450 mil através de um convênio conquistado pela bancada federal do Acre, em Brasília. Os beneficiados além de presentes em programas sociais são todos moradores da Praia da Amizade, grande área produtora de banana do município.
“Nós já atendemos mais de 12 mil famílias com os Pequenos Negócios. A fábrica agora tá aqui, já tem doce, já tem trabalho. O doce de banana que vendem aqui no Juruá vem de Santa Catarina. Agora estamos mudando essa realidade. E espero que a população de Rodrigues Alves tenha orgulho por isso que estamos fazendo”, disse o governador Tião Viana.
No momento, a Casa de Derivados da Banana tem capacidade de produzir 5 toneladas por mês de produtos. Com a chegada de novos equipamentos, essa produção irá aumentar consideravelmente. Segundo o secretário de Pequenos Negócios, José Reis: “A gente tá muito feliz de ter conseguido trazer esse investimento pra Rodrigues Alves. Fizemos até curso de gestão para que administrem isso aqui corretamente. Nosso projeto é o de agregar valor, e a maneira de fazer isso é com uma fábrica”.
Casa de Derivados de Banana irá beneficiar 25 famílias pobres e produzirá 5 toneladas de produtos por mês (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Casa de Derivados de Banana irá beneficiar 25 famílias pobres e produzirá 5 toneladas de produtos por mês (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O presidente da Associação de Produtores da Praia da Amizade, Francisco Cavaco, só tem agradecimentos pelo investimento do governo. “A  Secretaria de Pequenos Negócios veio pra ficar porque ela realmente é pra ajudar os pobres. Muito obrigado ao governo por esse investimento, porque estamos com força pra trabalhar”.
Para o prefeito de Rodrigues Alves, Ernilson Freitas, o Burica, essa é só mais uma de grandes parcerias entre governo e prefeitura. “Rodrigues Alves tem tanta banana que tava se estragando. Então surgiu a ideia de fazermos uma fábrica e o governo aderiu ao projeto. E hoje, com essa fábrica não beneficiaremos só nosso município, mas todo o Juruá”, conta Burica.
Acompanhando a inauguração, o senador Jorge Viana fez questão de fazer um apanhado dos avanços de Rodrigues Alves: “Se tem uma coisa que decepciona o povo é a má política. O Acre foi enganado por muito tempo. E hoje estamos tentando fazer a coisa certa, olhando nos olhos das pessoas. Em 13 anos as coisas mudaram muito. Rodrigues Alves antes tinha seu povo na escuridão e hoje abrimos uma fábrica. Isso tem um significado muito grande”.

O que eles disseram

Perpétua Almeida, deputada federal
“Eu nunca ouvi falar numa Secretaria de Pequenos Negócios. Só no governo do Tião Viana que eu vi isso. E eu disse ao Reis que essa é a secretaria que chega mais perto dos pobres, dos mais humildes. Realmente é um projeto que está dando certo pro Acre” Perpétua Almeida, deputada federal

Moisés Diniz, deputado estadual
“Um projeto que dá a fábrica, que dá o apoio, gera emprego, gera renda, gera uma vida nova. Muito obrigado ao Tião Viana por isso” Moisés Diniz, deputado estadual
Jonas Lima, deputado estadual
“Eu acredito nessa liderança do governador Tião Viana em conduzir esse mudança no Acre. Esse é o governo presente com o povo, em diálogo aberto com a comunidade”, Jonas Lima, deputado estadual
Raimundo Angelim, assessor especial do governo
“Ninguém quer o peixe. A gente quer aprender a pescar. E é isso que esse governo tem feito, a valorização de quem trabalha, aquele pequeno produtor que por tanto tempo ficou esquecido”

Nenhum comentário: