terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Governador entrega caminhão-frigorífico em Mâncio Lima

Concretizando mais um passo no fortalecimento da aquicultura no Juruá, o governador Tião Viana e o secretário de Desenvolvimento Florestal Edvaldo Magalhães entregaram, na manhã desta segunda-feira, 9, um caminhão-frigorífico à Colônia de Pescadores de Mâncio Lima. O caminhão chega no momento em que a piscicultura está se organizando no Juruá, com a entrega, em breve, do Núcleo de Alevinagem e do Frigorífico de Peixes em Cruzeiro do Sul.
O caminhão, que possui uma câmara fria, servirá para entrelaçar o trabalho dos pescadores artesanais com o programa da piscicultura que o Estado está organizando. "É um instrumento que vai viabilizar o comércio na época da piracema, e também o transporte dos peixes para o frigorífico que estamos construindo", destaca Edvaldo Magalhães.
No Brasil, a aquicultura já responde por 40% de toda a produção de 1,3 milhão de toneladas de pescado por ano. No Acre, o governador Tião Viana acredita que só o frigorífico pronto poderá negociar 20 milhões de reais ao ano, tendo em conta que a capacidade produtiva é de duas mil toneladas.
"Nós estamos falando de uma atividade que pode movimentar mais de 120 milhões de reais ao ano", ressalta Tião, garantindo que o veículo faz parte do desenvolvimento econômico projetado para a região: "É mais uma etapa integrada de uma grande força que está surgindo e se consolidando na vida do povo do Juruá, é renda e emprego. É garantia de transporte, para os produtores e para as cooperativas, com conservação e qualidade para o mercado", afirma.
Eu quero, em nome de vocês pescadores, com a humildade que nós temos, agradecer a entrega desse caminhão
Francisco Dias
Presidente da Colônia de Pescadores de Mâncio Lima
Etapa que Francisco Dias, presidente da Colônia de Pescadores de Mâncio Lima, agradece: "Esse caminhão vem em boa hora, porque estávamos conduzindo o peixe em condições não propícias, podendo contaminar", diz. Lembra ainda é um sonho realizado para os produtores: "Tudo que os produtores sonhavam agora poderemos ter. Existe a fábrica de gelo aqui em Mâncio Lima e não podíamos transportar o gelo para os pescadores, agora, com o caminhão, poderemos", finaliza.
Durante o ato foram lembrados os avanços pelo quais o Município de Mâncio Lima tem passado, com abastecimento das casas e pavimentação das ruas, com o Ruas do Povo, o programa de feitura de açudes pela Seaprof e a entrega do Abatedouro de Suínos. O prefeito Cleidson Rocha salientou o volume de trabalhos do governo para as comunidades do estado: "Agradecemos a sequência de ações que vêm se dando em nossa cidade, ajudando a melhorar a qualidade de vida da população".
Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: