quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Governo incentiva ações de prevenção ao câncer de próstata

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Karen Aiache 

150A1763_Fotor_CollageNovembro é o mês escolhido para intensificar as ações de prevenção ao câncer de próstata, o mais comum entre os homens. A ideia do Novembro Azul é conscientizar a população masculina sobre a doença, visando diminuir a taxa de mortalidade, que ainda soma 40% no país, além de dar visibilidade a outras doenças que acometem o sexo masculino.
A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Urologia e do Instituto Lado a Lado pela Vida e já faz parte do calendário de campanhas de prevenção do estado em parceria com a prefeitura de Rio Branco, que oferecem palestras educativas e exames preventivos.
De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem,  Mauro Trindade, o projeto do governo do Estado é intensificar ações preventivas e dar mais visibilidade a esse grupo. “Precisamos dar mais evidência a esses homens, para que eles procurem cada vez mais os serviços, sabendo que ali há espaço para cada um.”
Francisco Pereira Fernandes, 71, é um caso de vitória entre as estatísticas do câncer de próstata. Após cinco anos sem procurar serviço médico, foi diagnosticado com a doença e fez todo o tratamento aqui no estado, no Hospital do Câncer do Acre (Unacon).
“Eu sou um dos que não têm preconceito. Se tiver que fazer, faça. O recado que eu passo é que os que tiverem vontade de viver procurem fazer a prevenção. Os médicos entendem muito mais que a gente”, revela.
Para a médica oncologista e gerente de Assistência do Unacon Nara Andrade, descobrir a doença no início é fundamental: “Quanto mais rápido você detectar o câncer, maior a possibilidade de cura. Neste mês estamos falando de câncer de próstata, de pênis e de testículo, objetivando descobrir a doença na fase inicial, para que o paciente possa viver mais”.

Nenhum comentário: