
Governo do Estado lança edital para docentes que pretender concorrer aos cargos de diretor de Escolas da Rede Pública (Foto: Assessoria SEE)
Para concorrer a vaga de diretor, o candidato tem que obedecer a uma série de critérios, além de fazer o curso de capacitação, de 120 horas/aula, ministrado na modalidade à distância, no período de 6 de setembro a 22 de outubro. Esta etapa terá caráter de qualificação e classificação. Em seguida, o candidato realizará um exame final de certificação, que consta de uma prova eliminatória com questões relacionadas à gestão de pessoas e processos, legislação educacional, elaboração de plano de gestão entre outros. O candidato eleito diretor passará ainda por uma formação continuada, oferecida pela Secretaria de Educação.
A ex-gestora da Escola Alcimar Nunes Leitão e atual diretora de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Rita Paro, diz que a qualificação do profissional que irá dirigir centenas de alunos é fundamental para o sucesso da escola. “A escola hoje busca sua autonomia, então o diretor terá que estar preparado para conduzir a instituição de ensino”.
A eleição para gestores das escolas tem voto paritário, ou seja, todos os segmentos da escola têm o mesmo peso. Mais de 140 mil alunos e 7,5 mil professores de 272 unidades escolares devem votar neste pleito, previsto para o mês de dezembro. As atribuições de um diretor contemplam entre outras tarefas, a de coordenar a elaboração e revisão do projeto político pedagógico e responder juridicamente pela unidade de ensino junto a SEE e ao Conselho Estadual de Educação.
Matéria completa aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário