quinta-feira, 24 de maio de 2012

Fundação Elias Mansour promove oficinas para a elaboração do Plano Estadual de Cultura


O Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), coordenam o processo de elaboração do Plano Estadual de Cultura do Acre, que contempla ainda a realização de oficinas para a capacitação dos envolvidos  nas etapas seguintes, como a instalação do Fórum Estadual e do “Seminário Cultura e Desenvolvimento”, que vai acontecer na próxima segunda-feira, 28.
No fim de semana passado, 18 e 19, os gestores dos departamentos da FEM, FGB e MinC e o grupo técnico de facilitadores participaram de mais um encontro para a formação de uma proposta metodológica para o PEC/AC. Entre as muitas pautas, foram discutidos o plano de comunicação e a criação de um banco de dados, que será utilizado como referência para direcionar o cumprimento das ações.
Educação, juventude, meio ambiente, esporte, economia solidária, indígena e políticas de promoção da igualdade racial são apenas alguns dos eixos que agora fazem parte desse mecanismo. Essas e outras áreas servirão de base para o mapeamento das manifestações culturais em meio às distâncias geográficas, às camadas sociais e à diversidade artístico-cultural da produção local.
A construção do PEC deve apontar os rumos da cultura acreana para os próximos 10 anos e ainda permitir uma participação ampla de artistas, fruidores, gestores, consumidores e produtores de todo o Estado.
“Vamos abordar a institucionalização do planejamento da cultura, os desafios e conquistas na construção dos planos de cultura, envolvendo as diversidades culturais, o estágio atual do Sistema Nacional de Cultura e também dos Planos de Cultura”, explica Assis Pereira, técnico do Núcleo Executivo do Projeto de Apoio à Elaboração dos Planos de Cultura do Acre.
agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: