quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Prefeitura de Rio Branco segue com a construção de abrigos de ônibus

A gestão de Marcus Alexandre estabeleceu uma nova dinâmica na implantação de abrigos de ônibus em Rio Branco. Os novos estão sendo construídos com colunas em concreto e telhas de plástico reciclado, e os antigos terão as colunas em parte revestidas de concreto e as telhas, que também são em madeira, serão trocadas por plástico reciclado.
 
De outro lado, a cidade de Rio Branco ganhará 17 novos abrigos de ônibus ainda este ano. A ação está sendo realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS) e tem o intuito de oferecer maior comodidade ao usuário dos coletivos.  
Essa política trará resultados em conforto e durabilidade para o usuário do transporte coletivo. Não há cálculos precisos, mas é possível que os novos durem até cinquenta anos. Conforme lembra o superintendente da RBTRANS, Ricardo Torres, a intensa oscilação da umidade relativa do ar, o sol e o vento colaboram com a rápida degradação da madeira reduzindo para dois ou três anos sua durabilidade.
 
Somente em 2013, importantes pontos da capital e que possuem grande demanda de passageiros já foram atendidos pela autarquia. Até o momento, foram criados nove abrigos estruturados em concreto armado.
A previsão é que sessenta novos abrigos sejam construídos ao longo do próximo ano com recursos alocados junto ao Orçamento Geral da União através de emendas parlamentares propostas pelo senador Jorge Viana e pela deputada Perpétua Almeida. Para atender um número maior de usuários e de bairros beneficiados com a operação, os abrigos da Rua São Mateus (conjunto Nova Esperança), Estrada do Calafate (Condomínio Amazônia I, II e III), Avenida Brasil (conjunto Xavier Maia – em frente ao IFAC), Avenida Rio Branco (bairro Joafra), e no conjunto do Mercado Elias Mansour (próximo ao Terminal Urbano), estão em processo de finalização.
Além desses, outros três serão em breve instalados. Exemplos são os dois na rua Isaura Parente e um último na rua São Sebastião, no bairro Nova Estação. Na Isaura Parente, um será construído próximo a pizzaria Guia do Sabor e o outro ao 7º BEC. Todos os abrigos estarão prontos até o começo de dezembro.
 
Muitas comunidades já foram beneficiadas
 
A RBTRANS mantém intensas ações relacionadas aos abrigos de ônibus. Há frentes de trabalho por toda a cidade, mas principalmente nas regiões de maior carência. No bairro das Placas, dois abrigos foram concluídos, sendo um na Rua 10 de julho e outro na Rua 8 de maio. Os novos abrigos também estão sendo utilizados e bem aproveitados pela população nas seguintes vias: rua Euclides da Cunha (conjunto Nova Estação), Avenida Chico Mendes (Bairro Seis de Agosto), Rua do Divisor (Bairro Vitória), rua Independência (Bairro Novo Eldorado), Avenida Antônio da Rocha Viana (Vila Ivonete), rua Uirapuru (Conjunto Ouricuri) e Estrada São Francisco (Conjunto Oscar Passos).
 
Abrigos maiores para pontos de integração
 
A RBTRANS prepara outra novidade: nos chamados pontos de integração (ou transição) os abrigos serão maiores para que o usuário possa aguardar o ônibus com conforto e tranquilidade. Um exemplo é a confluência da Estrada do Calafate com a Via Verde, por onde passam as linhas da regional Calafate e UFAC-Rodoviária. Ali, a RBTRANS implantará abrigo com dimensão de 4mx16m.
 
Esse é um dos vinte abrigos dos pontos de integração/transição, locais em que o usuário poderá tomar ônibus em sentido contrário beneficiando-se da integração temporal.
 
O NÚMERO
 
80
Abrigos antigos terão a base das colunas concretada e a cobertura de madeira alterada para telha de plástico reciclado.
 
O quadro mostra os abrigos construídos ou em fase de construção neste semestre:
 
 
 
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Adonay Melo/Asscom
 

Nenhum comentário: