quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Prefeitura de Rio Branco finaliza obra de contenção da estrada do São Francisco

A prefeitura de Rio Branco, através da EMURB, finaliza esta semana as obras de contenção que estão sendo realizadas em um trecho da estrada do São Francisco, cujo asfalto cedeu em decorrência da instabilidade do solo na região.
 
Os serviços que estão sendo realizados na estrada do São Francisco são os mesmos realizados, no mês passado, pela prefeitura, na rua Floriano Peixoto, nas proximidades do Instituto São José, com a colocação de uma manta geogrelha e de um colchão drenante para evitar a erosão do local.
O prefeito Marcus Alexandre destacou a importância da intervenção no local para evitar que o tráfego fosse interrompido, fato que causaria diversos transtornos aos motoristas e moradores da região. No decorrer dos trabalhos, agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS) auxiliaram a circulação de veículos no local.
 
As fortes chuvas e as oscilações nos níveis dos rios que cortam a capital influenciam nos deslizamentos de terra em fundos de vale, como vem ocorrendo no São Francisco, nas Placas e também no Preventório.  A prefeitura garante a segurança do trânsito sinalizando os acessos.
Na primeira semana de março, o  aterramento do asfalto cedeu na estrada do São Francisco,  comprometendo parcialmente o  trânsito e a segurança de pedestres e ciclistas.  Assim, veículos transportando carga pesada ficaram impedidos de trafegar por aquele trecho até que seja finalizado em definitivo os serviços de recuperação para garantir a segurança de motoristas e pedestres. 
 
Marcus Alexandre voltou a  lembrar  que se trata do  mesmo fenômeno que ocorre nas ruas Joaquim Macedo, nas Placas,  e na  Quintino Bocaiúva  em frente ao Instituto São José. Nessas regiões o  solo rasteja por influência da calha do Igarapé São Francisco e do Rio Acre. A restrição naquele trecho conta  com    sinalização especial feita  pela RBTRANS.
A EMURB está usando a mesma tecnologia aplicada na Floriano Peixoto, uma manta conhecida como grelha geotêxtil. A manta soma-se a outra tecnologia de drenagem e sustentação de solo, como a manta bidim, e a aplicação da pedra rachão, para garantir a qualidade do serviço.
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Fagner Delgado/Asscom

Nenhum comentário: