segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Conjunto de intervenções garante uma nova e eficiente drenagem na Baixada da Sobral

A Baixada da Sobral recebe atualmente uma das maiores experiências de drenagem já executadas pela política de desenvolvimento urbano em Rio Branco. A  implantação de enormes tubos PEAD (polietileno de alta densidade) de 2, 5 metros de diâmetro e 6 metros de comprimento é o emblema dessa ação, o novo sistema de drenagem do canal que corta a Rua João Amâncio, no bairro Boa Vista. O serviço avança depois de ter vencidos os percalços típicos de uma experiência nova: é a primeira vez que o material é usado em Rio Branco.
 
Essa tubulação especial, aliada à rede convencional em tubos de concreto, acabará definitivamente com os alagamentos em vários bairros, todos localizados na Baixada da Sobral. Os tubos canalizam água das chuvas nos canais da região, lançando-a no Rio Acre. Esse equipamento, aliado a outras ações, reduz significativamente o impacto das cheias ao longo de 3 quilômetros do córrego em sete bairros: Cabreúva, Carandá, São Sebastião, Boa União, Bahia Nova, Bahia Velha e Glória.
 
Os tubos chegaram a Rio Branco no dia 28 de julho. Nada menos que catorze carretas que transportaram os tubos desde a fábrica, em Resende, no Rio de Janeiro. Os tubos são fabricados a partir da tecnologia sueca Weholite, com paredes estruturadas de PEAD pela empresa brasileira Armco Staco. “O serviço que está sendo feito é uma obra grande, de interceptação de águas da chuva para acabar com os alagamentos nesta região”, disse o prefeito Marcus Alexandre, durante visita realizada à Baixada da Sobral nesta quinta-feira, 4, para avaliar o andamento das obras de drenagem. A maioria dos problemas de infiltração e alagamentos estão relacionados à drenagem. “A comunidade ansiava por uma obra como esta, estamos esperançosos de que vai dar certo”, disse o presidente da Associação de Moradores do Bairro Sobral, Tião Costa.
 
Esses tubos são amplamente utilizados em todo o mundo para condições de serviço de baixa pressão/gravidade na condução de água potável, águas pluviais, esgotos e diversos outros líquidos. Com diâmetros extremamente grandes, os tubos são utilizados também para canalização de líquidos a consideráveis distâncias, segundo o fabricante.
 
Este ano, o bairro João Paulo e adjacências sofreram duramente com as fortes chuvas. As águas invadiram residências e comércios, mas a Prefeitura e o Governo do Estado envidaram todos os esforços para reduzir ao máximo os impactos desses transtornos. Os tubos em PEAD são uma solução definitiva para o problema.
 
Moradores agradecem galerias no Bahia Velha
 
A instalação desses tubos é uma grande intervenção que a Prefeitura de Rio Branco realiza na Baixada do Sol para acabar com os alagamentos que tantos transtornos causam aos moradores daquela região –mas não é só isso: na Rua Bandeirantes, a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) já implantou uma galeria com  tubos Armco  na rua Tiradentes para ampliar o potencial de escoamento de água do igarapé que corta o Bahia Velha. Os moradores aprovaram: “ficou muito bom e agora temos certeza que não vai mais alagar aqui”, disse a comerciante Maria José  da Costa Façanha, dona da Comercial Façanha.
 
A EMURB não para visando aproveitar cada minuto de sol deste verão. No período das chuvas, no entanto, o trabalho é igualmente incessante para que os serviços de drenagem das águas pluviais ganhem a eficiência almejada. No inverno passado, a Baixada sofreu com as chuvas, mas a situação poderia ter sido muito pior não fosse a Ação de Inverno da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) e EMURB.
 
Além disso, a duplicação da Estrada da Sobral traz em seu conjunto equipamentos e obras de arte rodoviária que influenciarão positivamente para a melhor drenagem da Baixada, o que significará o fim dos problemas de modo definitivo. Outra galeria com dois tubos Armco está pronta e recebe serviço de terraplanagem na rua Bandeirante, ainda esta semana o trânsito estará completamente liberado aos veículos no local. As duas galerias substituem antiga tubulação de menor porte, a qual não dava vazão necessária à agua do canal quando chovia forte.
 
Mais de 100 operações de limpeza da drenagem e oito desobstruções de igarapés em 2014
 
Várias ações foram ou estão sendo realizadas em parceria com o Governo do Estado para reduzir os impactos das fortes chuvas comuns ao inverno amazônico. Acatando determinação do prefeito Marcus Alexandre, a EMURB aproveita cada minuto deste verão para avançar com esse tipo de obra. A preocupação da gestão com essa questão não é de agora. No começo do ano, o prefeito Marcus Alexandre determinou à EMURB a completa desobstrução do Igarapé da ETA, que transbordou no inverno gerando muitos problemas para moradores de vários  bairros.
 
O Igarapé da ETA corta a Estrada da Sobral e já foi limpo três vezes pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR). Levando-se em conta todas as operações, promoveu oito desobstruções nos igarapés da Baixada: a limpeza foi feita em diferentes canais dos conjuntos Cabreúva, Carandá, Bahia Nova, Bahia Velha e Boa União, todos da bacia hidrográfica do Igarapé da ETA.
 
A limpeza da rede de drenagem, no entanto, conta ainda com outras intervenções na Baixada. “Este ano a SEMSUR já realizou mais de 100 operações de limpeza e desobstrução de caixas de drenagem e rede de esgoto”, informou Kellyton Carvalho, secretário da SEMSUR.
 
Histórico de alagamentos por drenagem falha chegou ao fim
 
No dia 12 de maio passado, o  prefeito Marcus Alexandre e o presidente do Departamento de Saneamento e Pavimentação do Acre (DEPASA), Felismar Mesquita, se encontraram para definir os detalhes para implantação da ampliação da rede de drenagem dos bairros Boa Vista, são Sebastião e João Paulo 2. Essas localidades foram duramente prejudicadas pela chuva que caiu entre os dias 1 e 2 de maio de 2014 com o transbordamento do Igarapé da ETA. Esse serviço, somado ao aprofundamento dos leitos dos canais (serviço executado pela SEMSUR) evitará que a rede de drenagem dos bairros João Paulo 2  e São Sebastião fique sobrecarregada em dias de fortes chuvas. Sem sobrecarga na drenagem não haverá mais alagações naqueles bairros. A tubulação especial é a certeza de que problemas como esse não vão mais acontecer nos próximos invernos.
 
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Nenhum comentário: