quarta-feira, 1 de outubro de 2014

SEMSA comemora o Dia do Idoso com atividades de lazer para a terceira idade

Para comemorar o Dia do Idoso, a secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (SEMSA) realiza neste primeiro de outubro, programação especial para o público da terceira idade. Cerca de 60 idosos vão ter um dia de lazer promovido pela URAP Rosângela Pimentel, em um clube na Estrada da Floresta e a SEMSA também vai oferecer serviços de saúde para os idosos no Horto Florestal, a partir das 8 horas da manhã, numa parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
 
Nos dois locais haverá atividades físicas para os idosos, sendo que no Horto Florestal há duas academias ao ar livre. E a coordenadora da Área Técnica do Idoso da SEMSA, Valgerlângela Sousa, destaca que haverá ainda orientações para os idosos sobre saúde e qualidade de vida, além de avaliações da memória e qualidade de vida das pessoas da terceira idade.
 
20 mil idosos são atendidos nas unidades de saúde de Rio Branco
 
A secretaria Municipal de Saúde atende cerca de 20 mil idosos em todas as unidades de saúde da capital com acompanhamento de pressão arterial e glicemia. E em 30 unidades de Rio Branco, existem Grupos de Idosos, que juntos, somam mais de 600 idosos. Valgerlângela relata que os grupos têm à sua disposição, além de médicos e enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e desenvolvem atividades sociais, físicas, arte terapia, fazem passeios, vão ao cinema e “têm uma vida social bem ativa, o que os ajuda no dia a dia”.
 
Na maioria das unidades onde existem Grupos de Idosos, há nas proximidades, academias ao ar livre, instaladas pela prefeitura, onde os idosos fazem atividades físicas com acompanhamento de educadores físicos e profissionais da saúde.
 
A secretária de Saúde de Rio Branco, Marcilene Alexandrina, cita que a SEMSA se empenha ao máximo em prestar um bom atendimento às pessoas da terceira idade, garantindo acompanhamento diário nas unidades de saúde, ou se houver necessidade, com visitas domiciliares dos médicos nas residências dos idosos.
           
Programação prossegue até o dia 10 de outubro
 
No dia 3, sexta-feira, o Dia do Idoso, será comemorado pela SEMSA na Unidade de Saúde da Vila da Amizade. No dia 7, na Unidade do Cabreúva e no dia 10 na Unidade do Benfica.
 
 
 
 
     
 
Sandra Assunção
Fotos/Arquivo: Tattiana Jiménez
Assessoria/SEMSA

Nenhum comentário: