quarta-feira, 19 de março de 2014

Estudantes do projeto “Brasil Além” produzem reportagens sobre o Acre


Alunos do Brasil e da Inglaterra compõem o projeto “Além Brasil” (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Alunos do Brasil e da Inglaterra compõem o projeto “Além Brasil” (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Visitaram a sede da Secretaria de Comunicação (Secom) na manhã desta quarta, 18, três estudantes de jornalismo participantes do projeto “Brasil Além”, para falar sobre detalhes da composição de reportagens. Trata-se de um programa de formação jornalística, e o Acre é um dos sete estados escolhidos para a produção dessas reportagens.
O grupo, composto por uma acreana, um carioca e um inglês, receberam a missão de retratar o estado nos momentos de pós-carnaval, Copa do Mundo e eleições.
A organização Lokaalmondiaal, da Holanda, e o Canal Futura reúnem estudantes de jornalismo do Brasil e da Europa nesse projeto. Em cooperação, a emissora da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac) será utilizada como núcleo das produções no Acre.
“Esse projeto é muito interessante e fazemos questão de participar e apoiar. Acreditamos que são iniciativas como essa que permitem que jovens de outras realidades aprendam um pouco sobre a nossa cultura e modo de vida. E os alunos do estado que participam também poderão ensinar e aprender”, afirmou Andréa Zílio, diretora-presidente da Fundac.
Processo de produção
De acordo com Marcia Moreira, que cursa o terceiro período de Comunicação Social na Universidade Federal do Acre (Ufac), para dar conta do trabalho intenso e dos limites pela distância, as alternativas encontradas foram reuniões virtuais, e-mails e grupos de conversa por celular.
Alec Herron, natural de Manchester, na Inglaterra, pesquisa Redes Nacionais e Jornalismo on-line. O estudante lista, entre as sugestões de pauta, a imigração de haitianos e a cultura religiosa do chá da Ayahuasca. “Cada trio busca retratar o que há de mais evidente, que caracteriza o estado onde as reportagens serão feitas”, explica.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: