sábado, 13 de agosto de 2011

Vai contratar empréstimo? Confira quanto você pagaria em cada banco

As taxas de juros do cheque especial e do empréstimo pessoal apresentaram elevação neste mês de agosto. De acordo com pesquisa feita pela Fundação Procon de São Paulo e divulgada nesta quinta-feira (11), no primeiro caso, houve leve aumento dos juros, para 9,56% ao mês, e no segundo caso, houve alta mais intensa, com a taxa ficando em 5,87% ao mês.
Antes de contratar um empréstimo pessoal, o consumidor deve ficar atento e avaliar a real necessidade, os custos envolvidos e a capacidade de pagamento. A mesma atenção deve ser dada para o uso do limite do cheque especial, que deve ser destinado para situações emergenciais e de curto prazo.
Se contratar o crédito for realmente inevitável, o consumidor deve fazer uma pesquisa entre as instituições bancárias, pois as taxas variam de banco para banco. Em agosto, o avanço das taxas médias do empréstimo pessoal foi pressionado pelo aumento das taxas do HSBC, Safra, Bradesco e Itaú. Já o acréscimo da taxa média do cheque especial ocorreu por conta das altas do Bradesco e do Itaú.
O levantamento do Procon-SP foi realizado no dia 2 deste mês e envolveu Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.
Comportamento por banco
Independente da alta na média mensal, é importante saber que as taxas variam de banco para banco, o que faz com que o gasto com juros seja muito diferente, de acordo com a instituição onde o consumidor contrata o crédito.
Para se ter uma ideia da diferença, a menor taxa cobrada para a modalidade cheque especial é de 8,27% ao mês – percentual cobrado pela Caixa Econômica Federal. Para a mesma modalidade, a taxa chega a 12,3% - taxa cobrada pelo Safra e a maior verificada pelo Procon neste mês.
Clique aqui e veja a tabela e matéria completa.
fonte: msn.com.

Nenhum comentário: