sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Servir de todo o coração

Governo apresenta no Vale do Juruá plano de humanização da gestão pública para melhorar atendimento à população
A secretária adjunta de Humanização da Gestão Pública, Francis Mary Alves de Lima, reuniu-se com gestores e servidores do governo do Estado em Cruzeiro do Sul no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ocasião em que apresentou o trabalho da secretaria e a responsabilidade de todos no sentido de implementar a humanização nos setores de trabalho. Com slides, a secretária mostrou algumas iniciativas que já vem sendo executadas, como momentos de ginástica laboral, ioga e sessões de cinema. Tudo visando a que o servidor se sinta bem em seu local de trabalho.

Segundo Francis Mary, a secretaria criou a Rede Estadual de Humanização da Gestão, que é integrada por representantes de todas as secretarias, onde acontecem trocas de experiências, de pessoas e de órgãos que já tenham iniciativas desta natureza. Ela lembra que nos governos de Jorge Viana e Binho Marques já havia iniciativas no sentido da humanização, mas o governador Tião Viana resolveu fortalecer este foco, encarando-o como uma política estadual de humanização da gestão.

Como explicou a secretária, durante a campanha foi realizada uma escuta à sociedade que resultou no plano de governo da atual gestão.  Neste plano foram detectados macros problemas que precisavam ser encarados e assumidos. Dentre os problemas havia reclamação da sociedade em relação à gestão, identificada como autoritária e centralizada, com falta de integração entre gestores e servidores e também entre os órgãos do sistema público, o que resultava num atendimento ruim ao cidadão.

Francis Mary foi diretora do Procon na gestão passada, onde implantou iniciativas de humanização; um trabalho que deu certo, tendo sido o Procon considerado um dos órgãos de melhor atendimento. Conhecedor do trabalho realizado, o governador Tião Viana a convidou para encarar o desafio de levar a humanização para todo o governo, visando como consequência melhorar o atendimento nos serviços públicos ao cidadão.

“Se o servidor não é bem atendido é claro que ele não vai atender bem. O objetivo da secretaria é trabalhar as relações interpessoais; a qualidade de vida e saúde do trabalhador e estimular também a construção coletiva, do trabalho em equipe saindo um pouco daquela visão antiga, em que as pessoas trabalhavam de forma isolada”, disse.

Leia matéria completa na agência.ac.gov.

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