quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Funcionários com poder, mas sem autoridade, podem tentar humilhar outros

Pessoas que tem um emprego que vem com poder, mas não com respeito pelos demais, pode levá-las a tentar insultar e humilhar os outros, de acordo com um novo estudo americano.

Isso porque um baixo status no trabalho faz com que as pessoas se sintam ameaçadas. Mas à medida que elas têm um grau de autoridade superior, muitas vezes agem de acordo com seus sentimentos internos sem medo de repercussões.

Esse estudo pode explicar a ação de alguns funcionários do governo, como chefes e guardas de prisão, que parecem ter prazer em ser rudes e humilhar os outros.

Pesquisadores realizaram um experimento com alunos, que foram divididos em dois grupos: os que teriam empregos de alta patente, ou de baixa, atuando como um trabalhador inferior na hierarquia. Alguns dos estudantes foram convidados a escolher uma atividade para o parceiro realizar, algumas das quais foram mais embaraçosas do que outras.

Aqueles que tinham sido atribuídos com papeis de baixo status, mas receberam o poder de dirigir os seus parceiros, eram mais propensos a escolher uma atividade para rebaixá-los, como latir como um cão.

Os pesquisadores disseram que a associação entre poder e falta de respeito poderia explicar as ações dos soldados americanos na prisão de Abu Ghraib, no Iraque, em 2004, quando vazaram fotos dos americanos torturando, abusando sexualmente e agredindo detentos iraquianos.

Nathanael Fast, um dos pesquisadores, afirmou: “Nós previmos que quando as pessoas têm um papel que lhes dá poder, mas não status – e o respeito que vem com esse status -, elas podem ter um comportamento degradante. Simplificando, a pessoa se sente mal por estar em uma posição de baixo status, e o poder que vem com esses papéis é uma maneira de agir sobre esses sentimentos negativos”.

Poder ou baixo status por si só não é o suficiente para levar uma pessoa a maltratar outras, claro. Mas esses dois fatores unidos podem ser muito perigosos. [Telegraph]


Fonte:

Nenhum comentário: