terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Governador Tião Viana recebe comenda Amigo do Ifac

Homenagem foi em reconhecimento ao apoio que Tião Viana presta ao instituto desde que exercia mandato de senador
O governador Tião Viana e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Eliezer Pacheco, foram os grandes homenageados pelo Ifac (Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Eliezer Pacheco, foram os grandes homenageados pelo Ifac (Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Eliezer Pacheco, foram os grandes homenageados pelo Ifac (Sérgio Vale/Secom)
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) promoveu na manhã desta segunda-feira, 12, solenidade para homenagear pessoas que contribuíram com a consolidação do projeto de educação profissional no Estado do Acre.
O governador Tião Viana e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Eliezer Pacheco, foram os grandes homenageados pelo Ifac. Também receberam a comenda Amigo do Ifac o secretário de Educação do Acre, Daniel Zen, o diretor do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, o deputado federal Sibá Machado e o diretor regional do Senai, César Dotto.
Segundo o reitor do instituto no Acre, Marcelo Minghelli, essas homenagens representam a contribuição que cada uma das personalidades e gestores públicos deram para a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado.
“Esse é um instituto voltado para os trabalhadores do Acre, e todos esses gestores, de alguma forma, contribuíram para que o instituto pudesse ser implantado e iniciar uma nova fase, uma fase de expansão que vai atender a todas as regiões do Estado”, ressalta Minghelli.
Atualmente o Ifac possui unidades nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri. Em breve deve ser inaugurado o campus do Xavier Maia, na capital, e este ano o instituto encerra com o anúncio da construção de um campus avançado na região da Baixada do Sol.
Momento de alegria
Tião Viana conta que, receber a comenda Amigo do Ifac, é um momento de alegria e gratidão que reconhecem no governador do Acre um amigo, um parceiro para levar cada vez a educação para os jovens.
“Como senador ajudei muito o Ifac na implantação no Acre, em parceria com o governador Binho Marques, e graças a Deus hoje o governo federal se faz presente no Acre e está mudando a história ao dar oportunidade para a juventude”, afirma Viana.
Tião Viana lembrou que a criação do instituto no governo Lula e o estímulo recebido no governo Dilma fizeram com que a realidade da educação profissional mudasse de situação. O governador lembra que antes a educação profissional estava sucateada e sem receber incentivos por parte do governo federal.
“Nós vemos aqui o investimento de mais de R$ 150 milhões do governo da presidente Dilma em institutos federais abrindo a verdadeira ‘Universidade do Povo’, como é o caso da unidade da Baixada do Sol. Esse é um grande passo na formação profissional de jovens acreanos”, destaca o governador.
Projeto inovador e único
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, diz que o Ifac é um parceiro no desenvolvimento educacional e socioeconômico do Acre. Pacheco revela que a Secretaria Nacional de Educação Profissional e Tecnológica está muito satisfeito com os resultados que as unidades implantadas no Acre têm apresentado.
“Hoje nós temos em todo o Brasil 403 campi, uns em fase de construção. O instituto é uma instituição nova ainda, criada há cerca de dois anos pelo presidente Lula, mas que vem se firmando cada vez mais como uma realidade ímpar no país”, frisa Pacheco.
O secretário observa que a proposta dos institutos federais é totalmente original. Ele revela que não há nenhum outro país no mundo que tenha uma instituição que trabalhe a educação básica superior de forma articulada e sintonizada com os arranjos produtivos de suas regiões.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: