segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Empresários otimistas com a criação do Polo Logístico de Rio Branco

Os empresários do setor de atacado, distribuição e transporte de cargas estão otimistas e animados com a criação do Polo Logístico de Rio Branco, que será construído numa área de 133 hectares localizada no quilômetro 5 da BR-364, sentido Rio Branco/Porto Velho. Eles afirmam que a medida trará inúmeros benefícios para a categoria, garantindo a modernização e a possibilidade de ampliação dos negócios, gerando emprego e renda.
“Estou no mercado há 32 anos. Comecei com uma pequena empresa. Agora tenho filial em outros estados, mas enfrento muitas dificuldades porque não temos um espaço para ampliar ou construir uma nova sede para nossa empresa. Falta espaço para a manobra das carretas e para o armazenamento dos produtos”, lamentou José Ferreira, proprietário da empresa Roda Viva.
Atualmente o empreendimento gera mais de 300 empregos diretos só no Acre, mas funciona num espaço alugado atrás de um posto de combustível na Via Chico Mendes. Para José Ferreira, a possibilidade de mudar para um espaço adequado para o setor é a concretização de um sonho antigo.
“Esse Polo vai marcar o início de um novo tempo para todos nós. Além da possibilidade de modernização dos nossos serviços, poderemos ampliar e gerar novos postos de trabalho. Além disso, vamos evitar problemas com os órgãos fiscalizadores. Hoje estou num espaço alugado, enfrentando muitas dificuldades para oferecer um serviço de qualidade”, disse.
A história do senhor Leonídio Poleto não é diferente. Ele é um dos responsáveis pela Casa dos Cereais. Enfrentando várias dificuldades, inclusive processos no Ministério Público Estadual (MPE), ele recebeu com otimismo a notícia da criação do Polo Logístico.
Afirmando que a decisão do governador Tião Viana e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia (Sedict), Edvaldo Magalhães, marca o início de um novo tempo para o setor, ele já sonha com novos investimentos e com o fim de alguns problemas.
“Já tivemos vontade de desistir. Fechar as portas e ir embora do Acre. Mas sempre acreditamos que as coisas iriam melhorar. Essa notícia do Polo Logístico é animadora. Começamos nosso empreendimento há 20 anos, estamos crescendo, gerando emprego para mais de 460 famílias, ajudando no desenvolvimento do nosso Estado. Mas enfrentamos muitas dificuldades para continuar trabalhando”, afirmou.
Durante conversa com o secretário Edvaldo Magalhães, o empresário agradeceu o apoio do Governo do Estado e disse que, com a criação do Polo Logístico, a empresa pensa em fazer novos investimentos, gerando mais emprego e renda.
“A criação do Polo foi uma grande notícia. Essa visita do secretário Edvaldo aos empreendimentos é outra decisão acertada. Hoje ele conferiu de perto a nossa luta para conseguirmos trabalhar. Estou muito feliz com a possibilidade de ir para um espaço amplo e adequado para nosso setor. Vamos, com certeza, fazer novos investimentos”, garantiu.
Logo após a sanção da lei que cria o Polo Logístico, o secretário Edvaldo Magalhães decidiu visitar as mais de 40 empresas do setor para conhecer a realidade de cada uma e apresentar o projeto para os empresários.
“Estamos cumprindo uma determinação do nosso governador Tião Viana que decidiu criar o Polo Logístico e aproximar o governo desses empresários. Nessas visitas estamos conhecendo a realidade de cada empreendimento para que possamos definir sobre a concessão de área e outros benefícios na área do Pólo”, afirmou.
Sobre o Polo Logístico
O Polo Logístico de Rio Branco será construído em uma área de 133 hectares na BR-364 sentido Rio Branco/Porto Velho, bem ao lado de onde será construída a Cidade do Povo. O Governo do Estado vai investir R$ 13,5 milhões, na compra do terreno e na construção de toda infraestrutura.
O Polo vai atrair um investimento de R$ 120 milhões da iniciativa privada, com a geração de 3 mil postos de trabalho, se tornando o empreendimento com maior número de empregos gerados, superando, inclusive, o Via Verde Shopping.
No mesmo espaço, além dos galpões das empresas, será construído restaurante, posto de gasolina, hotel, área de lazer, espaço para órgãos fiscalizadores, agencias bancárias, entre outros.
Também foi criada a Comissão da Política de Incentivos às Atividades Comerciais e de Logística de Distribuição no Acre (Copal), que será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia (Sedict).
A Copal será  composta ainda pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado do Acre (Adacre), Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Sindicato das Empresas de Logística e Transporte do Acre (Setacre), Federação do Comércio do Acre (Fecomércio) e Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Acre (Acisa).
Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: