quarta-feira, 21 de março de 2012

Tião Viana apresenta soluções para gestão pública com sustentabilidade em seminário em São Paulo

Os R$ 52 milhões que estão sendo investidos no programa de piscicultura e na construção de cinco mil açudes são algumas das prioridades da gestão do governador Tião Viana. Com a criação de peixes, a economia é desenvolvida, os pequenos produtores têm acesso à renda e segurança alimentar, a atividade ajuda a reter água e reduz a pressão sobre o desmatamento da floresta. Esse foi um dos exemplos citados pelo governador Tião Viana em sua palestra no III Seminário Sobre Gestão de Cidades em Tempos de Sustentabilidade, que acontece em São Paulo, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).
Outra solução para evitar a pressão sobre o desmatamento e a necessidade de queimadas é o uso do calcário. Só para a região do Juruá o governador adquiriu quatro toneladas do produto para recuperação do solo. “Hoje quem desmata no Acre é o pequeno produtor, para aumentar a área livre para agricultura, já que a terra está cansada e com baixa produtividade. O calcário melhora a oxigenação do solo e dobra a capacidade de produção com a correção da acidez da terra”, explicou.
Entre os convidados, além do governador Tião Viana, estão o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes. O seminário aborda discussões sobre investimentos, mobilidade urbana, desenvolvimento sustentado, a importância da Copa do Mundo e a contribuição para a região do estádio de futebol que está sendo construído em Itaquera e, ainda, a profissionalização da gestão pública.
As cidades brasileiras estão prestes a escolher seus governantes para os próximos quatro anos. Os novos gestores encontrarão pela frente grandes desafios, como a incorporação dos conceitos e práticas de desenvolvimento sustentável e, em alguns municípios, a responsabilidade de sediar grandes eventos, como a Copa do Mundo.
Diante dessa realidade, a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), pioneira na criação de uma pós-graduação focada em gestão municipal, realizou o III Seminário sobre Gestão de Cidades em Tempos de Sustentabilidade.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: