segunda-feira, 31 de março de 2014

Governador entrega 80 casas para famílias da Floresta do Gregório


As casas do Complexo Florestal do Gregório, Acuraua, Liberdade são as únicas do Brasil aprovadas para ser feitas de madeira (Foto Gleilson Miranda/Secom)
As casas do Complexo Florestal do Gregório, Acuraua, Liberdade são as únicas do Brasil aprovadas para serem feitas de madeira (Foto Gleilson Miranda/Secom)
Tarauacá ganha uma nova vila, a Vila São Vicente, na região do Rio Gregório a partir desde sábado, 29, depois que o governador Tião Viana, vice-governador César Messias e o secretário de Floresta, Edvaldo Magalhães entregaram 80 moradias para famílias da floresta pública do Gregório.
“É uma alegria enorme ver surgir uma comunidade aqui nas margens do Rio Gregório, onde antes tinham poucas casas e já era um ponto de encontro de milhares de pessoas que passavam escoando seus produtos. Eles acharam que dava para constituir uma comunidade, para viver melhor e nós convertemos isso numa floresta pública com o manejo comunitário, a BR-364 trouxe o desenvolvimento, vieram os incentivos de crédito e o resultado é que hoje 80 casas são entregues, casas rurais”, destacou o governador.
Na solenidade de entrega das casas também foi assinada a ordem para a construção de mais 125 casas.

Parceria permite a melhoria das comunidades

As casas foram construídas numa parceria entre o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) e do governo federal, por intermédio do Banco do Brasil.
Edvaldo Magalhães frisou que a questão da habitação era um dos temas mais expostos nas reuniões com a comunidade do Gregório que tem cerca de 450 famílias dentro da floresta pública e outras 150 no entorno.
De acordo com o secretário, a alternativa encontrada para solucionar o anseio da comunidade foi por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), depois que a presidente Dilma autorizou a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil a participarem das construções das moradias.
Magalhães agradeceu o apoio do gerente-geral do Banco do Brasil da área de Setor Público, Marcolino Rodighero e da equipe da instituição pelo trabalho promovido na comunidade e principalmente, pela paciência e cuidado com que trataram os moradores.
“No Brasil as casas do PNHR têm padrão, mas nós dissemos: o modelo na floresta tem que ser de acordo com o jeito de se morar na floresta. Apresentamos dois projetos: um de casa mista e um de casa 100% de madeira. As casas do Complexo Florestal do Gregório, Acuraua, Liberdade são as únicas do Brasil aprovadas para ser feitas de madeira”.

Comunitários em festa

A presidente da Associação dos Produtores do Rio Gregório, Aparecida Nunes tinha o contentamento estampado no sorriso por ver realizado o sonho de tantos associados de sua comunidade.
“Trabalho para pessoas carentes e vejo que muitas precisavam dessas casas. Olho nos olhos dessas pessoas e vejo a alegria que vem de dentro do coração. Essas pessoas passaram muito tempo morando na floresta, esperando por uma casa digna e agora, tem um governo que representa esse povo da floresta”, comentou a presidente.
A deputada federal Perpétua Almeida também acompanhou a entrega as casas. “É para a gente se aproximar das pessoas e dar uma vida melhor para cada uma delas e neste caso são famílias que já superaram muitos desafios e sofrimentos”, concluiu a parlamentar.
Os parlamentares estaduais Denílson Segóvia, Moisés Diniz e Jammyl Asfury; secretários de Estado, o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno; lideranças políticas da região também participaram da solenidade e agradeceram a ação liderada pelo governo do Acre com apoio do governo federal.

Infraestrutura básica

No ato de assinatura da ordem de serviço para a construção de mais 125 casas também foi assinado entre a Sedens e o Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa) um acordo de Cooperação Técnica para a construção de rede de água e um poço profundo na vila. Segundo Felismar Mesquita, diretor-presidente do Depasa, a obra está orçada em R$ 33 mil e na sua segunda fase deve contemplar 100% das moradias com água tratada.
“Isso é uma conquista para proteger as crianças da Vila São Vicente”, pontuou Tião Viana.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: