quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Desemprego em agosto é o menor desde 2002, diz IBGE

O desemprego brasileiro ficou em 6% em agosto, a mesma taxa de julho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (22).
É a menor taxa desde dezembro e a menor leitura para um mês de agosto desde o início da série histórica, em 2002.
O número de trabalhadores ocupados totalizou 22,623 milhões, alta de 0,7% na comparação com julho e de 2,2% em relação a agosto de 2010.
A população desocupada somou 1,440 milhão, queda mês a mês de 0,3% e recuo anual de 10%.
O rendimento médio do trabalhador ficou em R$ 1.629,40, alta de 0,5% sobre julho e de 3,2% ante o ano passado.

Pesquisas diferentes

Diferentes levantamentos medem o desemprego no país. Os números do IBGE, por exemplo, são bem menores que os do Dieese/Seade.
As divergências ocorrem por causa das metodologias diferentes adotadas. A principal delas é que o IBGE mede apenas o desemprego aberto, ou seja, quem procurou emprego nos 30 dias anteriores à pesquisa e não exerceu nenhum tipo de trabalho -remunerado ou não- nos últimos sete dias.
Quem não procurou emprego ou fez algum bico na semana anterior à pesquisa não conta como desempregado para o IBGE.
O Seade/Dieese também consideram o desemprego oculto pelo trabalho precário (pessoas que realizaram algum tipo de atividade nos 30 dias anteriores à pesquisa e buscaram emprego nos últimos 12 meses) e o desemprego oculto pelo desalento (quem não trabalhou nem procurou trabalho nos últimos 30 dias, mas tentou nos últimos 12 meses).
(Com informações da Reuters)

Nenhum comentário: