quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Jovens que cursam inglês pelo Pronatec visam mercado de trabalho

O governo do Acre está com mais de mil jovens cursando inglês e espanhol em Rio Branco e cidades do interior. Novos empreendimentos hoteleiros estão sendo instalados na capital, o que tem despertado o interesse dos alunos de língua estrangeira em visualizar esse mercado de trabalho. A oferta dos cursos se dá pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec).
Na Escola Estadual Armando Nogueira, está sendo oferecido curso de inglês, com aulas todos os dias e uma carga horária de 160 horas. Os alunos recebem material didático, fardamento escolar, vale-transporte e lanche. Os cursos são ofertados pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e Centro de Estudo Línguas (CEL).
Aline de Souza, aluna de inglês, disse que o curso foi a melhor coisa que o governador Tião Viana fez. Em épocas anteriores não se tinha esse tipo de oportunidade. “As aulas são ótimas, os professores são excelentes, todos os diálogos em sala são em inglês. Pretendo trabalhar em hotéis, sei que uma segunda língua abrirá mais possibilidades de trabalho”, disse.
Aline Souza e José Pablo, alunos de inglês objetivando o mercado de trabalho (Foto: Assessoria IDM)
Aline Souza e José Pablo, alunos de inglês objetivando o mercado de trabalho (Foto: Assessoria IDM)
Outro fator mencionado pelos estudantes é o de que, com a chegada do período da Copa do Mundo, haverá circulação maior de turistas no país, além da possibilidade de jovens serem chamados para trabalhar nas localidades onde serão sediados os jogos, e o domínio de uma língua estrangeira é essencial.
O diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, destaca que esse é  um investimento do governo que tem dado bons resultados, trazendo crescimento profissional e novas possibilidades no mercado de trabalho.
José Pablo Lira, aluno de inglês, disse que faz o curso visando ser professor de inglês na rede pública de ensino. “Vou fazer todos os módulos. Com o aprendizado, poderei atuar em diferentes áreas. Essa foi uma ótima oportunidade de estudo. Pagar um curso de inglês é difícil, e o bom é que a oportunidade está chegando para todos.”
Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: