terça-feira, 12 de novembro de 2013

Tião Viana assegura trafegabilidade da BR-364

Três anos atrás, no mês de novembro já não era possível trafegar pela rodovia BR 364, para a cidade de Cruzeiro do Sul. A estrada ficava interditada durante o período chuvoso e era reaberta no ano seguinte. Mas desde 2011 o acesso terrestre ao Vale do Juruá é feito de inverno a verão. “Representa a liberdade, um sonho, a vida. É o direito de ir e vir”, diz Marileide Serafim, deputada estadual.
Além de ligar o Estado, esta também é  uma oportunidade de emprego para moradores da região. “Desde a medição dessa estrada que eu trabalho aqui”, diz Edson Ferreira de Alencar, operário, que mora em Cruzeiro do Sul. No fim de semana o governador vistoriou as obras e conversou com operários e responsáveis pelos trabalhos. “Nós temos muita gratidão a esses trabalhadores do Deracre, aos engenheiros, aos diretores, aos mais simples operários pelo mutirão, pela força-tarefa dia e noite, de segunda a segunda, dedicados a unir o Acre” comenta Tião Viana, governador.
No trecho do Jurupari vai ser feita a manutenção no inverno, recuperação de meio-fio e saída de água. “Esse trecho era o pior que tinha. A gente já fez a recuperação. Aquela parte que não foi recuperada com tratamento está feita a reciclagem, protegida com a imprimação. O povo cruzeirense pode ir e vir sem problema nenhum”, fala major Oliveira, engenheiro civil.
Governador durante mais uma vistoria ao longo do trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governador durante mais uma vistoria ao longo do trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul 
(Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Durante todo o ano, o Deracre vai manter seis equipes de trabalho, de Sena Madureira a Cruzeiro do Sul, fazendo a manutenção da rodovia com reparo de buracos e bueiros e permitindo acesso. “Nós estamos contratando novos convênios de manutenção da BR e o Deracre. Como estamos fazendo a obra hoje, vamos fazer a manutenção com parte dos recursos do governo federal”, diz Ocírodo de Oliveira Júnior, diretor-presidente do Deracre.
“Nós esperamos que ela seja concluída para que possa ser entregue ao DNIT, e ao mesmo tempo conseguir agendar com o governo federal que ele assuma a responsabilidade plena dessa rodovia federal”, lembra Aníbal Diniz, senador.
Este ano ficaram faltando apenas sete quilômetros de tratamento, a capa nos 47 quilômetros que o Deracre assumiu e 20 km de Tarauacá, no sentido do Rio Liberdade, além de reparos em alguns trechos. “Cada dia nós nos aproximamos mais da conclusão dela com esforço, com aprendizado, com humildade e, sobretudo, com muito trabalho e dedicação de todos”, conclui Tião Viana.
Fonte: agencia.ac.gov.br

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