quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Tião entrega tratores e ordenhadeiras para produção familiar

Tratores de esteira, implementos agrícolas e crédito rural. Produtores familiares e gestores públicos se reuniram na manhã desta terça-feira no Parque de Exposições, onde o governador Tião Viana reafirmou o compromisso do governo do Estado com o produção agrícola. Foram entregues cem ordenhadeiras mecânicas, em termos de cessão de uso, para a agricultura familiar.
Ordenhadeiras mecânicas auxiliam os produtores e diminuem o trabalho e o tempo gasto na ordenha (Foto: Sérgio Vale)
Ordenhadeiras mecânicas auxiliam os produtores e diminuem o trabalho e o tempo gasto na ordenha (Foto: Sérgio Vale)
O secretário de Produção, Lourival Marques, comemorou os R$ 144 milhões que foram liberados para investimento por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que os produtores conseguem acessar pela assistência técnica. Outro dado que mereceu atenção foram os R$ 7 milhões liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário nos últimos três anos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além disso, mais de seis mil famílias foram beneficiadas com a mecanização agrícola.
O governador Tião Viana destacou a importância de olhar com atenção para o homem do campo. “Está surgindo uma classe média rural e isso é maravilhoso. As famílias têm condições de fechar as contas no fim do mês, de levar um filho até a porta da universidade, de comprar um caminhão pra carregar seus produtos, de sonhar com um futuro melhor. A microeconomia no campo é libertadora”, comentou.
O produtor João Malforte realizou um sonho na manhã desta terça-feira: pegou a chave do caminhão que conseguiu financiar com o crédito rural. “Agora a vida vai melhorar demais porque vamos ter condições de transportar a produção, de trazer nossos produtos pra vender aqui em Rio Branco”, disse o produtor, que mora com a família em Porto Acre.
Tratores de esteira completam as patrulhas mecanizadas dos municípios (Foto: Sérgio Vale)
Tratores de esteira completam as patrulhas mecanizadas dos municípios (Foto: Sérgio Vale)
Os municípios de Sena Madureira, Rio Branco e Capixaba receberam, cada um, um trator de esteira. O prefeito de Capixaba, Otávio Vareda, agradeceu o apoio que o Estado tem dispensado ao município. “O trator de esteira que recebemos hoje completa a nossa patrulha mecanizada e todos os investimentos que o governador tem feito na área da produção aumentam nossa responsabilidade para melhorar os ramais e garantir o escoamento dos produtos”, disse.
Marcus Alexandre, prefeito da capital, parabenizou o governador Tião Viana pelo trabalho voltado para a produção agrícola e citou a importância das ações, que tem se refletido de forma positiva na vida das famílias que estão nos polos de agricultura.
fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: