terça-feira, 10 de junho de 2014

Primeiro transplantado de fígado do Acre avalia superação da doença


Lúcio César Leite se sente feliz e orgulhoso por participar de um momento histórico para o Acre e sua vida (Foto: Angela Peres)
Lúcio César Leite se sente feliz e orgulhoso por participar de um momento histórico para o Acre e sua vida (Foto: Angela Peres)
O primeiro paciente a passar por um transplante de fígado foi Lúcio César Leite Nepomuceno. “Vitória, aprendizagem e superação. São essas palavras que levo no meu dia a dia após ter realizado o transplante de fígado. Hoje, poder contar minha história é uma forma de compartilhar a felicidade que estou vivendo”, conta.
No dia 5 de abril, Nepomuceno passou por oito horas de cirurgia no HC, para receber um fígado doado pela família de um acreano que tivera morte encefálica. A cirurgia foi realizada por uma equipe de médicos do Acre e de São Paulo.
Nepomuceno, que trabalhava como vigilante, conta que descobriu que tinha hepatite por meio de uma campanha de identificação da doença. Foi a hepatite que lhe comprometeu o fígado. “Ao passar por um aglomerado de profissionais de saúde que estavam orientando e realizando testes de hepatites, resolvi entrar na fila, e infelizmente me surpreendi com o resultado positivo de hepatite B”, relata.
O paciente ressalta que, a partir de então, foi encaminhado ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do HC, onde recebeu todo o tratamento necessário até a realização do transplante de fígado.
“Agradeço a Deus e à equipe médica, pois não tinha mais esperança de vida, achava que tudo estava acabado, porém, o tratamento que recebi da equipe médica me fortaleceu e passei a ter coragem e confiança para a realização da cirurgia no Acre”, enfatizou o vigilante.
Após dois meses do transplante de fígado, Lúcio se encontra bem em sua casa, seguindo todas as orientações da equipe médica e recebendo as medicações gratuitas do Centro de Referência para o Programa de Medicamentos Especializados (Creme) e do SAE.
A esposa de Lúcio, Ivanes Leite, dedica boa parte do seu tempo na recuperação do marido (Foto: Angela Peres)
A esposa de Lúcio, Ivanes Leite, dedica boa parte do seu tempo na recuperação do marido (Foto: Angela Peres)
“Ao receber alta do hospital os médicos nos deram um manual de orientação para pessoas que fizeram transplante de fígado. Nele encontramos orientações sobre alimentação, exercícios e o que pode e não pode ser feito no dia a dia do paciente”, explica a mulher de Nepomuceno, Ivanes Alves Leite.
Ivanes finaliza dizendo que toda a assistência a seu marido está sendo prestada para a recuperação do quadro de saúde dele – o que demora, em média, seis meses. “Ele mudou radicalmente sua maneira de viver. Nesse período, tenho sido dedicada em sua recuperação. Hoje ele está tomando seis qualidades de remédios, que são oferecidos pela rede pública de saúde. Só tenho a agradecer por tudo que fizeram por ele”, relata, emocionada.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: