segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Ministra Ideli Salvatti visita Terminal da UFAC e elogia projeto de mobilidade urbana de Rio Branco

A ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, cumpre agenda de trabalho em Rio Branco especialmente na área de direitos humanos. O prefeito Marcus Alexandre e o senador Jorge Viana, além de secretários e assessores da Prefeitura de Rio Branco e do Governo do Estado, recepcionaram a ministra, que desembarcou em um jatinho da Força Aérea Brasileira às 13h no Aeroporto Plácido de Castro.
 
Do aeroporto, a ministra seguiu para o Terminal de Integração Tucumã/Universitário, onde conheceu parte do projeto de mobilidade urbana de Rio Branco. O prefeito mostrou o sistema que controla o fluxo de ônibus em tempo real. Por ele os usuários sabem quanto tempo falta para o ônibus chegar ao terminal. “Não me lembro de ter visto algo tão moderno no Brasil”, disse a ministra ao elogiar o esforço da Prefeitura e do Governo em prover aos usuários um equipamento de mobilidade urbana do porte do Terminal Tucumã/Universitário, inaugurado esta semana pelo prefeito Marcus Alexandre.
 
O terminal conta com o projeto Integrando a Leitura, uma iniciativa da Ação Rio Branco Amiga para incentivar e popularizar a leitura entre os usuários do transporte coletivo durante os deslocamentos. Integrando a Leitura, segundo explicou o prefeito à ministra, consiste em disponibilizar publicações nacionais, internacionais e institucionais produzidos no Brasil e no Acre. A ideia é que essas publicações sejam retiradas, nos terminais de integração e também no Terminal Urbano, gratuitamente, sem a necessidade de ficha de controle e devolvidas no terminal seguinte para que outras pessoas tenham acesso a elas.
 
“Neste terminal temos 32 possibilidades de integração”, explicou o prefeito a ministra. O Terminal, informou ele, conta com uma linha criada para atender ao público estudantil – a linha 707 Universidades-IFAC, que cobre parte da região Norte da cidade – e que fará integração na UFAC, facilitando a vida  dos universitários que moram naquela região. A rota Universidades-IFAC é a segunda linha interbairros da capital. 
 
O senador Jorge Viana se disse “muito feliz” com a visita de Ideli Salvatti e com a possibilidade de mostrar a ela o projeto de mobilidade social na capital acreana.
 
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Nenhum comentário: