terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Jordão será a primeira cidade no interior a ter 100% de saneamento

Fonte: agencia.ac.gov.br - por Andrey Santana


Jordão será a primeira cidade do interior a ter esgoto tratado e aterro sanitário (Foto: Seplan)
Jordão será a primeira cidade do interior a ter esgoto tratado e aterro sanitário (Foto: Seplan)
Mais de R$ 100 milhões são investidos em saneamento ambiental nos quatro municípios acreanos que não possuem acesso terrestre (Jordão, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa do Purus e Porto Walter). Jordão é o município cujas obras da Secretaria de Estado de Planejamento estão mais avançadas; foram executados mais de 30% dos serviços. A meta é concluir todas as 22 ruas ainda em 2015.
Com isso, Jordão será a primeira cidade do interior do Acre a ter toda área urbana com cobertura de água, esgoto, drenagem pluvial e aterro sanitário.
“Estamos planejando e trabalhando para isso. Então, vemos de maneira muito positiva esse investimento inovador que vai transformar a realidade, porque serão os primeiros municípios a ter 100% de água, esgoto e aterro sanitário”, garantiu Márcio Veríssimo, secretário de Planejamento.
Chuvas paralisaram as obras
Marechal Thaumaturgo é considerado o maior desafio para a Seplan, devido ao relevo da região (Foto: Seplan)
Marechal Thaumaturgo é considerado o maior desafio para a Seplan, devido ao relevo da região (Foto: Seplan)
Em Marechal Thaumaturgo e Porto Walter os serviços também estão avançados. Na primeira, por exemplo, 22% das obras foram executadas. Porém, as chuvas impedem a continuidade dos serviços, no momento. Até mesmo a ida dos técnicos e engenheiros para essas cidades, se torna difícil.
Porém, devido à cheia dos rios, este é o único período do ano em que é possível enviar materiais para as obras, uma vez que todo o transporte desses produtos para a região é feito em balsas e batelões.
“O rio tem uma calha muito baixa, a gente consegue transportar materiais apenas em dois meses do ano. Mas é um momento de chuvas ali na região, isso tem causado um transtorno, a gente pede calma à população”, ressaltou Márcio Veríssimo.

Nenhum comentário: