segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Um mês após cirurgia bariátrica, paciente recupera saúde

Fonte: agencia.ac.gov.br - por Paula Amanda

Com 26 anos, Weverton Carlos de Alcantra, chegou a pesar 156 quilos. O estudante de medicina conta que desde a infância apresentava sinais de obesidade, mas na adolescência o problema aumentou consideravelmente.
“Eu era uma criança obesa sim, mas não era a obesidade mórbida ainda. À medida que eu fui crescendo fui engordando, e meu peso aumentou ainda mais quando fui estudar em La Paz, há quatro anos. Eu engordei quase 40 quilos”, revelou.
Com 80 quilos acima do ideal para seu tamanho e idade, Weverton, desenvolveu problemas cardíacos e hipertensão. Ele relata que não conseguia caminhar, dormir ou fazer qualquer tipo de esforço físico.

“Chegou a um ponto que eu não conseguia dormir com falta de ar. E fiquei sabendo de várias pessoas que devido ao aumento da pressão e por estarmos em uma cidade alta, chegaram até a ter derrames. Isso me deu muito medo”, lembrou.
Cirurgia foi realizado no Hospital da Clínicas (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Cirurgia foi realizado no Hospital da Clínicas (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Foi em julho do ano passado que Weverton e a família decidiram que o caso dele necessitava de ajuda médica, urgente. De volta ao Acre, ele procurou o Programa de Obesidade e Qualidade de Vida do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. Atendido por uma equipe multidisciplinar, ele iniciou um tratamento que durou cinco meses, antes da cirurgia. Durante o tratamento Weverton perdeu 12 quilos, com reeducação alimentar e a prática de algumas atividades físicas.
Dia 10 de dezembro de 2014 ele foi submetido à cirurgia bariátrica, que reduz o estômago, e um mês após, já conseguiu eliminar mais 13 quilos, totalizando 25 quilos a menos desde que conheceu o programa.
“A obesidade é a enfermidade do século. Ela causa várias outras doenças que pode levar até a morte. O governo do Estado nos oferece esse serviço que eu chamo de Pronto Socorro dos Obesos, pois ele salva as nossas vidas. Procurem esse programa e tenha a saúde de vocês de volta”, alertou.
Programa Estadual de Obesidade e Qualidade de Vida
Somente em 2014 o programa atendeu mais de nove mil pessoas. Esses pacientes participam de palestras educativas que têm o objetivo de trabalhar a dificuldade deles e da família, em lidar com a obesidade.
Além das palestras o programa oferece o tratamento da obesidade e conta com os serviços de psiquiatra, psicólogo, nutricionista, cardiologista, endocrinologista, cirurgião geral, cirurgião do aparelho digestivo, educador físico e fisioterapeuta.
Para participar basta comparecer aos encontros dos grupos do programa, que são realizados as quartas- feiras, às 9h e às 19h, aos sábados, às 9h e às 13h30, no auditório do Hospital das Clínicas. É necessário que o paciente leve algum documento de identificação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
(Foto: Diego Gurgel/Secom)
Depois da cirurgia o estudante já voltou a praticar atividades físicas (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Nenhum comentário: