segunda-feira, 26 de maio de 2014

PAA: há dez anos, direto do produtor para a merenda escolar


“O PAA é a melhor coisa que poderia existir para o produtor”, Francimar Flores (Foto: Angela Peres/Secom)
“O PAA é a melhor coisa que poderia existir para o produtor”, Francimar Flores (Foto: Angela Peres/Secom)
É na zona rural de Brasileia, mais precisamente no km 4 do Polo Agroflorestal Wilson Pinheiro, que Francimar Flores e a esposa Valdilene Gonçalves vivem há dez anos. É da produção de sua terra que provém o sustento, o vestir e o calçar dos três filhos. A entrega dos produtos direto para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), tem melhorado a renda dos produtores inseridos no programa, além de complementar o cardápio da merenda escolar no município, com a doação simultânea para as escolas.

“Se não fosse o dinheiro que eu ganho com o PAA não teria conseguido fazer essa casa e ainda ia morar na beira do rio”

Francimar Flores
Enquanto a cidade dorme, a rotina do produtor começa bem cedo junto ao nascer do Sol, afinal, é necessário tempo e dedicação para dar conta do roçado e da horta. Segundo Francimar, é um trabalho que requer coragem, mas ao mesmo tempo é compensador. Graças ao esforço diário, ele e a família deixaram o casebre onde moravam à beira do rio que corre logo atrás da propriedade. Agora não precisa mais temer os períodos de enchente porque já construiu uma casa digna para viver com a esposa e as crianças. “Se não fosse o dinheiro que eu ganho com o PAA não teria conseguido fazer essa casa e ainda ia morar na beira do rio”, contou.
Ter a venda da produção garantida para o governo é a motivação que o proprietário tem para continuar a fazer planos para a família, diferente de outros tempos em que só comercializava os produtos na feira de Brasileia e nem sempre vendia o que levava, muito menos a um preço justo. “Hoje tenho segurança para me programar com esse dinheiro, tenho como comprar roupas e calçados pros meus filhos e fazer a feira em fardos”.
programa-aquisicao_alimento_20_05_2014_angela_peres (3)
Na Escola Estadual Kairala José Kairala mais de mil alunos, em três turnos, são beneficiados com os produtos recebidos do PAA (Foto: Angela Peres/Secom)
Todas as terças-feiras, o caminhão encosta no portão da família para levar a produção até o Mercado Municipal de Brasileia. Uma preocupação a menos, já que antes era preciso fretar um carro para transportar a mercadoria. Com a entrega semanal no mercado, mais de 20 entidades de Brasileia recebem doações de arroz, macaxeira, feijão, frutas e verduras. Destas, são beneficiadas escolas, creches, igrejas e hospitais. “O PAA é a melhor coisa que poderia existir para o produtor”, frisou seu Flores.
A doação sempre chega em boa hora na Escola Estadual Kairala José Kairala. De acordo com a diretora Vilma Galli, mais de mil alunos em três turnos são beneficiados com os produtos recebidos do PAA. “É uma opção que temos para complementar a alimentação dos alunos e oferecer um cardápio mais saudável como vitaminas, saladas, mingau de banana ou uma fruta acompanhada pela refeição”, explica.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: