quinta-feira, 10 de julho de 2014

Marcus Alexandre detalha investimentos liberados pela Presidenta Dilma através do senador Jorge Viana

O  prefeito Marcus Alexandre apresentou nesta segunda-feira, 9, no auditório da Biblioteca Pública   os detalhes do Pacto pela Mobilidade Urbana  e do PAC Pavimentação. Em seguida, farão os agradecimentos oficiais em nome do povo de Rio Branco ao senador Jorge Viana.   Parte dos projetos foram detalhados também pelo superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS), Ricardo Torres. O ato serviu para agradecer o empenho do senador Jorge Viana na liberação dos recursos para implementação dos projetos.  Estiveram presentes lideranças comunitárias, religiosas e empresariais, além de técnicos e gestores públicos.
No último dia 2 de julho, em ato no Palácio do Planalto, a Presidenta Dilma Rousseff   assinou, junto com  Marcus Alexandre, a portaria de seleção do município de Rio Branco no Pacto Pela Mobilidade Urbana e anunciou a liberação de R$70 milhões  para  obras de mobilidade na capital acreana com recursos do Orçamento Geral da União, os quais não precisam ser ressarcidos pela Prefeitura.  O senador Jorge Viana  destacou a sintonia existente na gestão dos projetos desde os pioneiros responsáveis pelos primeiros corredores  de ônibus e  duplicações  até o advento do Programa de Aceleração do Crescimento. A aprovação dos projetos e a liberação de recursos a fundo perdido é resultado da qualidade do trabalho desenvolvido. “Rio Branco é uma das poucas cidades  com o dever de casa feito”, destacou Jorge Viana. Sua influência e bom trâmite nos Ministérios  –e a fundamental colaboração de colegas de Parlamento como o senador Aníbal Diniz –são responsáveis em boa parte pelo resultado positivo na política de mobilidade social em Rio Branco.
Marcus Alexandre detalhou o projeto de interligação dos bairros, este com o recursos que serão captados junto à Caixa Econômica Federal –R$32 milhões em contrato de empréstimo que já obteve autorização da Câmara de Vereadores.  Trata-se da 3ª etapa do PAC Mobilidade Médias Cidades  para qualificação de vias e interligação de bairros, que contempla investimentos conexos aos recursos liberados pela Presidenta Dilma no começo de julho  e prevê a implantação de 4 corredores exclusivos de ônibus, implantação de 1 corredor preferencial de ônibus e 2 Interligações de bairros como foco no transporte urbano; construção de 30 abrigos de passageiros; construção de 20 Estações de passageiros e 1 estação de passageiros especial; construção de 2 terminais de integração; sistema viário para integração do 1º e 2º Distritos da cidade; implantação de Terminais de Transporte Público Hidroviário; implantação e melhoria de 32,5 quilômetros de ciclovias e 150 Estações de Bicicletas Compartilhadas; implantação e qualificação de 18,5 quilômetros de calçadas; estudos e projetos de viabilidade para implantação do Anel Viário.

Duplicações de grandes vias já avançaram muito
Em outra frente já está em andamento duplicação e urbanização da Estrada da Sobral, no trecho de entrada da bifurcação da ETA I até a rotatória da CEASA;  da Estrada da Floresta no trecho entre a Rua Omar Sabino até a rotatória do Via Verde Shopping; e na Rua Campo, no bairro João Eduardo, desde o cruzamento da Estrada da Floresta com Estrada do Calafate até a Estrada da Sobral passando pela Rua São Salvador. Marcus Alexandre destacou o esforço e a parceria do governador Tião Viana, do ex-prefeito Raimundo Angelim, e das equipes técnicas da Prefeitura de Rio Branco para aprovação dos projetos em Brasília.

Pacto prevê 5ª ponte e corredor subterrâneo na Avenida Ceará com Getúlio Vargas
Os investimentos liberados pela Presidenta Dilma  consta detalhadamente da implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Ceará com 1,6 quilômetro de extensão e a construção de um Terminal de Integração em frente ao Estádio José de Melo conectado a esse corredor;  implantação de um corredor exclusivo de ônibus de quase 600 metros na Avenida Brasil e construção de uma estação de passageiros com 75 metros quadrados; implantação do corredor exclusivo de ônibus de 820 metros na Avenida Marechal Deodoro interligado ao corredor da Avenida  Brasil com acesso ao Terminal Central; construção do  corredor exclusivo de ônibus com 620 metros na Avenida Getúlio Vargas se  interligando ao corredor da Avenida Brasil; corredor exclusivo de 370 metros na Rua Guaporé e um Terminal de Integração com 1.038 metros quadrados na Estrada do São Francisco, no Bairro São Francisco; implantação do corredor de integração de 3,57 quilômetros entre o  1º e 2º Distrito da cidade com a construção da 5ª Ponte sobre o Rio Acre e a requalificação do corredor de transporte coletivo das ruas Nossa Senhora da Conceição, Rua 16 de Outubro, Travessa Honório Alves. As obras tem o compromisso de serem concluídas em 2016. “Sempre temos de agradecer os benefícios  que chegam  às nossas comunidades”, disse Gilson Albuquerque, presidente da União das Associações de Moradores de  Rio Branco (UMARB).
Das novidades desse projeto, o corredor hidroviário chamou a atenção dos técnicos em Brasília. Ele fará a ligação pelo Rio Acre da CEASA até o Mercado Elias Mansour. Além do transporte coletivo pelo rio, Rio Branco ganhará também terminais de bicicletas compartilhadas, cuja proposta foi apresentada pelo superintendente da RBTRANS, Ricardo Torres.

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