quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Secretaria de Saúde inicia vacinação antirrábica nesta quinta-feira, 25 de setembro

A secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), lança nesta quinta-feira, 25, às 9 horas, no Ginásio Coberto, localizado no bairro Aeroporto Velho, a campanha de vacinação antirrábica de 2014. Durante todo o dia, além do posto fixo no Ginásio, equipes móveis vão percorrer todos os bairros da Baixada da Sobral para aplicar a vacina. A meta é alcançar 80 por cento dos 55 mil cães e gatos da capital até o início de novembro.
 
Depois da Regional da Baixada, onde estão localizados 19 bairros, a vacinação será oferecida na Regional São Francisco, onde ficam os bairros Vitória e Chico Mendes. Sessenta agentes de Zoonoses, de Endemias e Comunitários de Saúde atuam na vacinação de cães e gatos, inclusive aos sábados. “Queremos alcançar e até ultrapassar a meta de vacinação de 80 por cento, por isso vamos trabalhar aos sábados. O importante é garantir a sanidade animal em Rio Branco para que esta doença não afete também os humanos”, esclarece a secretária de Saúde da capital, Marcilene Alexandrina.
 
A coordenadora do Centro de Zoonoses de Rio Branco, Micheline Dantas, destaca que além da vacinação de casa em casa, haverá vacina disponível também no próprio Centro, que fica no quilômetro 9 da BR 364, sentido Senador Guiomard. E avisa que quem tiver em casa, cinco, ou mais animais, poderá solicitar a ida da equipe de vacinação até a residência, por meio do telefone 3221-3561.
 
Micheline explica que a vacinação já começou nos bairros Calafate, Nova Esperança, Aeroporto Velho, Habitar Brasil, Vila Betel e Jequitibá. “Os moradores desses bairros onde já passamos e que não tiveram os animais vacinados, poderão leva-los até o Centro de Zoonoses ou solicitar que nossas equipes retornem ao local, por meio do nosso telefone”.
 
Trabalho feito em parceria
 
No dia do lançamento da campanha, quinta-feira, dia 25, a Sociedade de Amor A Quatro Patas, vai fazer uma feira de adoção de animais. E técnicos do Ministério da Agricultura e Instituto de Defesa Agro Florestal (IDAF), também vão acompanhar a vacinação no dia 25.
 
 
 
 
    
Sandra Assunção Assessoria/SEMSA
Fotos: Departamento de Controle de Zoonoses

Nenhum comentário: