terça-feira, 17 de maio de 2011

Aposentado perde a visão aguardando por cirurgia na Fundhacre

Quando fez a avaliação dos primeiros quatro meses de governo, o governador Tião Viana (PT), disse que um dos maiores avanços de sua gestão aconteceu na área da saúde. Citou investimentos em equipamentos e recursos humanos, comparou dados e usou como referencial o repaginado Hospital das Clinicas, a antiga Fundhacre, maior unidade publica de saúde do estado.
Justamente naquele hospital, aconteceu um caso que nos dias de hoje chega ser a inadmissível. Um paciente perdeu a visão de um dos olhos por causa da demora na realização de uma cirurgia.
A denúncia é do próprio paciente, o motorista aposentado Abraão Pereira da Costa, de 69 anos, que corre o risco de ficar cego devido a negligencia da saúde publica.
No dia 19 de setembro de 2008, realizou a primeira consulta na antiga Fundhacre. Naquela data, foram solicitados exames para detectar a gravidade do problema no olho direito, afetado por um desvio na retina. Daí em diante foram sucessivas tentativas para agendar a cirurgia para salvar a visão do aposentado, mas o tempo passou, ele não foi cirurgiado, e perdeu a visão total do olho direito.
“Já está com três vezes que marcam a cirurgia e não me atendem. Uma vez disseram que a cadeira quebrou. Outra vez a médica faltou, e eu piorando cada vez mais desse problema. Sinto muita dor nesse olho. Perdi a visão total e corro o risco de ficar cego se não for operado logo”, reclama o aposentado.
No ano passado, durante um atendimento de retorno, o medico que atendeu Abraão Pereira pediu novos exames para avaliação do quadro oftalmológico do paciente. Ele gastou as poucas economias que possuía e realizou os exames em uma clinica particular. Os testes perderam a validade e sequer foram analisados pelo médico.
Assessoria diz que paciente será atendido
Por telefone Cecília Messias, da assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, disse que no Hospital das Clínicas estão sendo realizados mutirões de cirurgias oftalmológicos, e que o paciente em questão será atendido na próxima edição, ainda sem data para acontecer.
Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com

Nenhum comentário: