quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Governo do Acre investe R$ 460 mil em etnoturismo para o povo Huni Kui do Jordão

“Temos aqui, no Mutum e na Nova Esperança investimentos do Governo do Estado demonstrando respeito à cultura, diversidade e tantas coisas lindas que eles têm pra mostrar: a relação de amor, amizade, de não-violência. Hoje nós estamos discutindo com eles a escola de ensino médio, o plantio de frutas, o peixe, água, criação de animais, tudo sem ferir a identidade dele. É um grande passo de união entre os povos”, disse o governador Tião Viana.

O secretário de Turismo, Leonildo Rosas, explica que a estrutura vai beneficiar o crescimento do turismo nas aldeias. “É um investimento que vem casado com a preocupação do governador Tião Viana de oferecer oportunidade de desenvolvimento econômico e social para as aldeias indígenas. O investimento aqui na Lago Lindo é de R$ 460 mil para o fortalecimento do etnoturismo, que é uma prática que vai valorizar a cultura do povo indígena e oferecer oportunidade para que as pessoas dos outros estados e países possam visitar nossas aldeias”.


A liderança Siãn Huni Kui acrescentou que toda a infraestrutura construída na aldeia não servirá apenas para o etnoturismo, mas para o dia a dia da aldeia. “Para a nossa espiritualidade, nossas reuniões, para receber as pessoas que nos visitam. O centro é uma unidade para nos reunirmos como nosso povo. É importante para nossa cultura. O povo Huni Kui tem um acervo importante, que não existe em outras regiões do Brasil. A organização da nossa comunidade como está agora é muito importante”, observou.


Com informações da agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: