terça-feira, 19 de novembro de 2013

Governo entrega roçadeiras para a Associação Sociocultural Yawanawá

O governo do Estado entregou 15 roçadeiras para a Associação Sociocultural Yawanawá (Ascy), nesta segunda-feira, 18, que devem chegar a cinco aldeias da Terra Indígena (TI) do Alto Rio Gregório, em Tarauacá.
                                Foto: Arison Jardim-Secom


Os equipamentos servirão para manter a limpeza de cada localidade, além de contribuir no roçado e no cultivo de urucum, que é vendido aos norte-americanos da empresa Aveda e, assim, gera renda aos índios yawanawá.
Na última quinta-feira, 14, o governador Tião Viana, a primeira-dama Marlúcia Cândida e secretários de Estado se reuniram com representantes indígenas da TI do Alto Rio Gregório, a fim de receber as demandas da comunidade.
E a entrega do material se refere justamente a isso. “Os índios sustentam e são os protetores da floresta. Eles ainda cuidam dos seus semelhantes, dos animais e dos rios. É a contrapartida do governo em reconhecimento a estes povos”, disse Márlucia.
De acordo com a cacique da Aldeia do Mutum, Mariazinha Luiza Naiweni Yawanawá, o momento é oportuno, já que o cultivo de urucum diz respeito também a tradição do povo que ela representa.
No Festival Yawa, por exemplo, o vermelho do fruto está presente na pele de quem é de dentro e também na de quem vem de outras partes do mundo, como um forte símbolo identitário. “Temos uma parceria forte e transparente com o governo, onde cada um faz a sua parte”, comenta Maria.
Fonte: agencia.ac.gov.br   

Nenhum comentário: