quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Governo garante salário integral dos agentes durante curso de formação

Reportagem: Samuel Bryan
Imagens: Pedro Devani
Fotos: Sérgio Vale
Fonte: agencia.ac.gov.br


Tião Viana anunciou que os 53 agentes penitenciários aprovados no concurso da Polícia Civil manterão seus salários (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana anunciou que os 53 agentes penitenciários aprovados no concurso da Polícia Civil manterão seus salários (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O último concurso público da Polícia Civil do Acre selecionou 250 novos homens para fazer parte da corporação. Destes, 53 já ocupavam o cargo de agente penitenciário. Mas um dilema surgiu, pois durante o curso de formação, o valor da bolsa é inferior ao salário de agente penitenciário. Porém, após reinvindicação do grupo, o governador Tião Viana anunciou na manhã desta quarta-feira, 29, que encontrou amparo legal para manter o salário integral dos agentes durante o curso de formação.
Em um encontro na Casa Civil, o governador teve a honra de dar a notícia positiva da proposta feita pelos agentes penitenciários. “Vocês estão saindo do cargo de agente penitenciário, que é uma profissão muito difícil. Porque só quem sabe o que é um presídio sabe o que vocês passam. E vocês vão entrar agora numa atividade policial que também não é nada fácil. Mas é uma profissão linda, que combate os males da sociedade. Sejam muito felizes nessa conquista”, disse o governador.

O curso de formação dos 250 novos policias civis começa nesta sexta-feira, 29. Ele terá duração de seis meses e cada policial em formação receberá uma bolsa de R$ 800, com exceção dos que vieram do Instituto Penitenciário.
Para o secretário de Polícia Civil, delegado Emylson Farias: “Estamos estendendo a mão para trazer vocês para a Polícia Civil. Daqui pra frente vocês serão policiais civis e o compromisso com a sociedade só aumentará”. O diretor do Iapen, Dirceu Augusto, afirmou que, “alguns dos nossos melhores agentes penitenciários está indo para a Polícia Civil. Lamento a perda, mas estamos muito felizes que vocês estão fortalecendo uma das maiores instituições do estado”.
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Elson Santiago, lembrou que: “Nosso governo está muito preocupado com a segurança pública do nosso estado. Já foram 224 novos policiais e 251 novos bombeiros. E agora esse esforço com a Polícia Civil. E não podemos nos preocupar só com a quantidade, mas a qualidade dos profissionais, e esses estão sendo definitivamente os melhores”.

Nenhum comentário: