quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Rio Tarauacá atinge a cota de transbordamento

Reportagem: Rayele Barbosa
Fonte: agencia.ac.gov.br

Rio Tarauacá chega à sua cota de transbordamento, em Tarauacá (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Rio Tarauacá chega à sua cota de transbordamento, em Tarauacá (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A alteração no nível dos rios acreanos preocupa a Defesa Civil Estadual, considerando as últimas aferições. Com exceção de Assis Brasil, onde o Rio Acre caiu de 9,64 para 6,82 metros, os rios encheram em todos os municípios do Estado. A atenção é maior para o Rio Tarauacá, que nesta quarta-feira, 29, atingiu a cota de transbordamento, marcando 9,50 metros de profundidade.
Na capital o Rio Acre permanece abaixo da cota de alerta de 13,50 metros, mas teve um acréscimo de 69 centímetros em menos de 24 horas. Em Brasileia subiu quase dois metros e marca 8,42 metros. Em Xapuri, mede 8,99 metros e aumentou 1,36 m.
Segundo a Defesa Civil do Estado, a previsão para os próximos dias é de mais chuva em Rio Branco e implicará no aumento do Rio Acre. As primeiras remoções de famílias nas áreas de risco já começaram e a estimativa é de um total de 190 a serem destinadas aos alugueis sociais.
Os medidores também registraram variações nos rios Iaco e Juruá. Em Sena Madureira, o Iaco está a menos de dois metros abaixo da cota de alerta, de 14 metros. Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá marca 8,30 metros e sua cota de alerta é de 11,80 metros.

Nenhum comentário: