segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Governo intensifica ações de combate às drogas e apoio a moradores de rua


Equipe de governo reunida no Centro Histórico do Quixadá para definir ações de combate às drogas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Equipe de governo reunida no Centro Histórico do Quixadá para definir ações de combate às drogas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana reuniu sua equipe de governo numa sala de situação na manhã deste sábado, 18, para definir uma força tarefa que irá intensificar o trabalho de combate às drogas e aumentar o apoio às pessoas em situação de risco. A reunião foi realizada no Centro Histórico do Quixadá e contou com representantes do sistema de segurança pública e assistência social do estado e município.
“Vamos ter que avançar nas ações que já existem e tomar novas atitudes. Devemos ter um combate maior ao tráfico de drogas e prestar uma assistência maior às pessoas em situação de risco. Não podemos perder essa guerra. Já foram investidos mais de R$ 20 milhões para tratamentos e casas de apoio nos últimos anos”, disse o governador Tião Viana.
Segundo levantamento feito pela Secretaria de Assistência Social, foram identificadas 85 pessoas em situação de risco nas ruas de Rio Branco. Elas se concentram principalmente nas regiões do Bambuzal, Mercado Elias Mansour, cartório do Bairro XV, antiga sede da Polícia Federal e da antiga rodoviária.
Para tratar dependentes químicos, além das instituições da prefeitura e Estado, existem 15 casas terapêuticas, com 468 vagas, que recebem mais de R$ 1,4 milhão de reais da Secretaria de Saúde (Sesacre), além de doações. Só os três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) registraram 1.518 internações em 2013. Três novos espaços devem ser abertos no estado.
Hoje, o trabalho de abordagem a pessoas moradoras de ruas tem equipes 24 horas por dia. Ainda assim, Fábio Silva, diretor de proteção social da Secretaria de Assistência Social de Rio Branco, conta que: “Muitas dessas pessoas não querem mudar de situação. As famílias têm dificuldades com os usuários e eles continuam a viver nas ruas”.
O comandante da Polícia Militar, José Anastácio, lembrou que o trabalho da polícia tem limites. “A polícia não pode abordar sozinha, tem que ter uma equipe de assistência social junto. E não importa se os retiramos dos locais que invadem, os adultos simplesmente voltam e os adolescentes em geral não são aceitos pelos pais”, conta o coronel.

Novas ações

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) já está coordenando o programa federal “Crack, é possível vencer”. “Estamos cuidando para que as políticas públicas de prevenção e combate às drogas cheguem às regiões que mais precisam”, explica o secretário de Segurança, ReniGrabner. Os primeiros bairros contemplados pelo programa, com equipes presentes, unidade móvel e câmeras de segurança são os Cidade Nova, Preventório e Papoco.
Além disso, o governador Tião Viana decidiu que cada um dos 45 órgãos do governo do Estado irá “adotar” dois moradores de rua. A ideia é que a instituição pública seja capaz de retirar essas pessoas da margem da sociedade, dialogando, reintegrando-as, tentando fazer com que se reaproximem das famílias, busquem tratamento e até mesmo uma fonte de emprego e renda.
O governador também quer que os gestores de políticas públicas de segurança e sociais procurem experiências positivas no país no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade e que repliquem a iniciativa no Acre.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: