quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Marcus Alexandre acompanha ministro dos Transportes em Rio Branco

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Marcus Alexandre, acompanhou nesta terça-feira, 15, a extensa agenda cumprida pelo ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, no Acre. Junto com o vice-presidente do Senado Federal, Jorge Viana, e o presidente da Federação do Comércio do Acre (FECOMÉRCIO), Leandro Domingos e outras lideranças, o prefeito recepcionou Paulo Sergio Passos no aeroporto internacional de Rio Branco às 7h.
 
A visita de Passos é resultado de um convite feito pelo senador Jorge Viana, em nome do Governo do Acre. Após o desembarque o ministro e seus assessores vistoriaram as obras de recuperação da BR 364 na frente de serviço na região que dá acesso ao aeroporto. O ministro e as autoridades cumprimentaram e parabenizaram os trabalhadores pela qualidade do serviço. Dali, Paulo Sérgio seguiu para o KM 52 da BR 364, na divisa  entre Bujari e Sena Madureira, onde reuniu-se com lideranças de ambos os municípios, como os prefeitos Tonheiro e Mano Rufino, de Bujari e Sena, respectivamente. Além deles participaram do encontro o  vice-presidente do Sindicato dos Taxistas de Sena Madureira, Junior Maravilha, e o presidente da Associação Comercial de Sena Madureira, José Roberto. O senador Aníbal Diniz agradeceu ao ministro pelo apoio empenhado na construção e manutenção das principais rodovias do Acre –as BR 317, que liga o Amazonas á fronteira entre Acre e Peru, e a BR 364, que corta o Acre de ponta a ponta. No local, os técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avaliaram como positiva as obras de asfaltamento, restauração de pavimento e sinalização.
 
São três trechos que estão ou serão recuperados na 364. O primeiro, de 90 quilômetros, vai da divisa entre Rondônia e Acre até Sena Madureira e será concluído em dezembro. O segundo e o terceiro estão com os contratos em fase de conclusão e garantem o a melhoria da rodovia até Cruzeiro do Sul. Na BR 317 a situação é parecida. A recuperação chegará a Assis Brasil. “O ministro Paulo Sergio está conosco desde os momentos mais decisivos da construção da BR 364. Em nome dos prefeitos do Acre, só tenho a agradecer pelo trabalho desenvolvido no Estado”, disse Marcus Alexandre.
Dali, o ministro vistoriou, junto com Marcus Alexandre, o Terminal de Integração Tucumã/Universitário, no campus da UFAC. Depois, participou de uma palestra no Palácio do Comércio com a presença de empresários e membros da FECOMÉRCIO, Associação Comercial do Acre (ACISA), Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e Federação da Agricultura do Estado do Acre (FAEAC). Desse evento participaram pesquisadores e técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), os quais apresentaram estudos e gráficos que entre outras avaliações minimizam a possibilidade de uma enchente das proporções daquela ocorrida no começo do ano no Rio Madeira e descartam que as usinas hidrelétricas implantadas nesse manancial tivessem responsabilidade direta nas inundações em Porto Velho.
 
Ponte do Madeira, que acaba com possibilidade de isolamento do Acre, começa a ser construída
 
Na FECOMÉRCIO, o ministro reafirmou aos empresários, pesquisadores e lideranças classistas que a ponte sobre o Rio Madeira, na região de Abunã, será inaugurada no final de 2016. As obras começam efetivamente no próximo dia 22 de setembro. “O canteiro de obras já está sendo instalado”, informou o ministro.
 
Trataram de assuntos relacionados, o superintendente Adjunto da Agência Nacional de Águas, Patrick Thomas, e o Analista de Pesquisa em Meteorologia do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Hélio Camargo. Eles apresentaram estudos que minimizam a possibilidade próxima de novos eventos como a grande cheia do Madeira ocorrida este ano. Chuvas tão intensas como as que caíram nesta região no começo do ano só devem ocorrer, segundo a ANA, a cada 300 anos.
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Nenhum comentário: