terça-feira, 14 de outubro de 2014

Incidência de casos de dengue reduz em 33% em Rio Branco

A prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) registrou entre a semana um e a Semana Epidemiológica 39, que ocorreu entre os dias 21 e 27 de setembro 3.381 casos notificados de dengue, o que representa uma redução de 33% em relação ao ano passado, quando foram registrados, no mesmo período, 5.024 casos.
Essa redução se tornou possível graças ao trabalho de prevenção realizado pela prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) durante a ação de inverno do ano passado e também deste ano, quando foram recolhidas cinquenta mil toneladas de lixo e entulho em 2013 e este ano foram mais trinta e sete mil toneladas.
 
A ação de inverno desencadeada pela prefeitura de Rio Branco em parceria com o Governo do Estado chegou a todos os duzentos e doze bairros da capital, realizando a limpeza de córregos, igarapés e retirando entulhos de terrenos baldios e locais onde a larva do mosquito da dengue pode se proliferar.
Através da notificação precoce dos casos, as unidades de saúde de Rio Branco conseguem promover o tratamento adequado e oportuno, possibilitando a redução da morbidade, evitando, na maioria dos casos, o óbito.
 
Na semana epidemiológica 39, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HURERB), a UPA do Tucumã e a Unidade de Referência de Pronto Atendimento (URAP) Hidalgo de Lima apresentaram mais notificações.
A melhor forma de evitar a dengue é a prevenção, combatendo os focos onde o mosquito podem se proliferar e evitar o acúmulo de água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas, pneus, garrafas, jarros de flores, caixas d’águas, tambores, latões, cisternas, lixeiras e outros.
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Assis Lima/Asscom

Nenhum comentário: