segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Ruas do Povo chega ao Novo Eldorado, 15 ruas e becos vão receber obras de drenagem, abastecimento de água, rede de esgoto, asfaltamento e calçadas

A Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado autorizaram neste sábado, 12, o início das obras de saneamento básico, drenagem, urbanização e pavimentação no bairro Novo Eldorado. A ordem de serviço foi assinada pelo diretor-presidente do Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (DEPASA), Felismar Mesquita, e o  prefeito Marcus Alexandre.
 
Trata-se de mais uma frente de serviço do Programa Ruas dos Povo. São obras de drenagem, abastecimento de água, rede de esgoto, calçadas e asfaltamento de 15 ruas, becos e travessas no Novo Eldorado. A cerimônia reuniu moradores e lideranças comunitárias na sede da Comunidade Santa Luzia. O padre Leôncio Asfury, que coordena a Comunidade Santa Luzia, esteve presente.
 
Serão contempladas as ruas Girassol, Bom Jesus, Rio Branco, Projetada 2,   Elzo Martins, São Lourenço, Castelão, e as travessas Morada do Sol, João da Mata, 9 de Junho, Jurubeba, Divisor, Curitiba. São 2,4 quilômetros de ruas que serão pavimentados, o que fará com que todo o bairro esteja asfaltado até o próximo ano.  “Estamos iniciando uma obra que vai transformar a vida do bairro”, disse Felismar Mesquita.
 
Mas não é só ali que há presença do Ruas do Povo. O programa está em mais de 60 bairros de Rio Branco produzindo muito mais que infraestrutura, mas principalmente saúde e cidadania. O Governo do Estado, através do DEPASA, está investindo R$2,3 milhões no Santa Maria e a previsão é que essas obras possam gerar ao menos 20 novos postos de trabalho diretos e vários  outros indiretos. No mês passado, o prefeito Marcus Alexandre esteve no Santa Maria e mostrou o mapa das  ruas que seriam asfaltadas através do Programa Ruas do Povo – mas nenhuma decisão foi tomada sem antes um profundo debate com os moradores. No encontro na igreja de Santa Luzia, os moradores puderam dirigir perguntas diretamente ao presidente do DEPASA, ao prefeito Marcus Alexandre e ao engenheiro Marcos Vinícius, diretor do Programa Ruas do Povo no município de Rio Branco. “Até chegarmos aqui muito trabalho nos ocorreu”, disse o prefeito ao explicar as dificuldades que impõem para realizar uma obra de tão grande porte. Ele citou, como exemplo, que foram abertos quatro licitações para contratar uma empresa para fazer o trabalho. São tantas obras em Rio Branco que a iniciativa privada não está dando conta.
 
Os recursos para mais essa etapa do Ruas do Povo  foram obtidos através de parceria com o Governo Federal mediante projetos apresentados junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os recursos foram liberados pelo Ministério das Cidades. As obras do programa Ruas do Povo, que pretende pavimentar e levar saneamento básico a todas as ruas do Acre se constituem em um dos maiores projetos do governador Tião Viana e que estão transformando completamente as cidades do Estado. No Novo Eldorado, como nos demais bairros, as prioridades vão sendo definidas pela própria comunidade, que constituiu um grupo de trabalho para representa-la junto ao programa. O presidente da Associação dos Moradores do Eldorado, Ricardo Freire de Oliveira, disse que a comunidade espera ansiosamente pelos trabalhos, os quais já começaram em várias ruas.
 
OS NÚMEROS DO RUAS DO POVO NO NOVO ELDORADO
 
15
Ruas, becos e travessas contemplados com asfalto, redes de água, esgoto e drenagem, e calçadas.
 
2,4
Quilômetros de ruas pavimentadas
 
20
Empregos diretos
 
2,3
Milhões de reais em investimentos do PAC
 
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Fagner Delgado/Asscom

Nenhum comentário: