quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Resultados de exames saem em no máximo 5 dias em 12 unidades de saúde de Rio Branco

O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) consolidou esta semana o sistema de informatização do Centro de Avaliação e Diagnóstico (CAD) em 12 unidades de saúde de Branco. Prefeitura e Governo do Estado obtiveram software para promover a interface entre as unidades, o que reduziu de 15 dias para cinco dias o tempo de entrega dos exames –ou até menos, se o caso for emergencial. A interface entre o CAD e as demais unidades –e vice-versa –é estabelecida através do leitor Luckmann Sauber, uma ferramenta que dá ao setor técnico as melhores condições para avaliar os resultados emitidos pelo equipamento, permitindo a crítica dos resultados com informações precisas e de fácil acesso.
 
A base é o código de barras, fixado em etiqueta nas amostras do material coletado. Daí, o CAD analisa e as unidades tem acesso ao resultado e o imprime no próprio local.  O DTI e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) levaram cerca de um ano para implantar o sistema. Há três meses começaram as avaliações. Os gargalos aos poucos foram corrigidos e atualmente muitos dos problemas são resolvidos on line desde Manaus, sede da empresa mantenedora dos equipamentos do CAD, ou o mais rapidamente possível por um técnico do DTI.
 
“O CAD vem ampliando, melhorando e buscando a cada dia realizar exames com diagnóstico preciso, com credibilidade e tempo de entrega reduzido através do interfaceamento implantado recentemente pela Secretaria Municipal de Saúde, setor de Tecnologia de Informação e do prefeito Marcus Alexandre”, disse o gerente do CAD localizado no Laboratório Central do Acre (LACEN). “Os exames agora estão sendo entregues em até cinco dias”, completou Danilo Faustino, do CAD LACEN. Até pouco tempo, o prazo mínimo era de quinze dias.
 
No Acre, apenas a Prefeitura de Rio Branco gerou o interfaceamento com as unidades de saúde. No CAD do 1º Distrito são realizados exames de Imagem e Análises Clínicas Exames de Imagem: Mamografia, Ultrassonografia Abdome Total, Pélvica, Obstétrica e Endovaginal; Exames de Análises Clínicas: Exames coletados em 12 Postos de coletas (Centros de Saúde e URAP), além dos municípios de Bujari, Acrelândia, Capixaba; a Vila do Figueira, na zona rural de Rio Branco, e o Centro de Atendimento à População Indígena (CASAI).
 
O material é coletado nas seguintes unidades de saúde: Centro de Saúde Barral Y Barral, Centro de Saúde da Vila Ivonete, Unidade de Referência em Atenção Primária (URAP) São Francisco, URAP Augusto Hidalgo, URAP Cláudia Vitorino, Centro de Saúde Ary Rodrigues, Centro de Saúde Eduardo Assmar, Centro de Saúde Rosângela Pimentel, URAP Roney Meireles, Centro de Saúde das Placas, Centro de Saúde Cidade Nova e Centro de Saúde Souza Araújo. Em até cinco dias depois, o paciente pode voltar, pegar os resultados e leva-los ao médico para avaliação.
 
Os serviços estão sendo oferecidos através de uma ampla parceria entre a Prefeitura de Rio Branco, o Governo Federal e o Governo do Estado. Os equipamentos que analisam as amostras são de última geração. A Prefeitura e parceiros investiram e seguem investindo para ter a melhor tecnologia e hoje Rio Branco pode comemorar que é o melhor da região Norte no segmento de análises laboratoriais. Atualmente o CAD possui três equipamentos: de hematologia, bioquímica e para exames de hormônios. Na fase de avaliações, o sistema já aboliu quase que completamente o uso de papel e reduziu sobremaneira a necessidade de transporte das amostras. Ou seja, a possibilidade de ocorrer problemas é cada vez menor. A base é o código de barras, fixado em etiqueta nas amostras do material coletado. Daí, o CAD analisa e as unidades tem acesso ao resultado e o imprime no próprio local.
 
Reduzido o tempo de entrega dos exames, a meta para o curto, médio e longo prazos da SEMSA para essa política são a realização de diagnóstico da rede de atenção básica da assistência laboratorial de Rio Branco, descentralizar as ações de coleta para os centros de saúde; adequar as estrutura física do CAD, promovendo ambiente confortável e agradável para o desenvolvimento das ações; reestruturar os processos de trabalho nas unidades laboratoriais; definir estratégias de valorização das equipes laboratoriais da rede municipal; estabelecer indicadores para monitorar e acompanhar as ações do CAD; melhorar a qualidade das informações geradas pelo Centro de Diagnóstico; subsidiar a gestão para pactuação do financiamento das ações desenvolvidas pelo CAD; participar do complexo regulador no município; envolver o controle social no processo social de avaliação das ações do CAD e adotar indicadores para avaliação de desempenho do centro.
 
Possibilidade de erro é zero: sistema rejeita amostras com problemas
 
O sistema de análise não tem erro. Se ocorrer algum problema, o equipamento detecta e rejeita a amostra. Sobretudo, é um sistema muito sofisticado porque o número de perfis por exame não é pequeno: só de bioquímica são 20 perfis que o sistema analisa e dá o resultado em pouco tempo.
 
O Sauber conta com um sistema modularizado, que usa o conceito de “drivers”, permitindo substituição rápida de equipamentos e possibilitando a instalação de vários interfaceamentos num mesmo computador. Além disso, entre várias outras funções, roda em todas as versões do Windows, faz o envio automático da lista de trabalho para o equipamento, com ou sem intervenção de usuário e tem integração com laboratórios de apoio, com rotina de direcionamento da amostra, e possui rastreabilidade de amostra: permite auditar a liberação de um resultado. Quando pronta para entrar em operação, a plataforma de interface acabará com o uso dos prontuários de papel e o usuário pode pegar o resultado de seus exames em qualquer das unidades interligadas.
 
Dezenas de exames em alta tecnologia para o melhor diagnóstico
 
Os exames realizados são no CAD LACEN são nas áreas de bioquímica, hematologia, parasitologia, urinálises, baciloscopia e hormônio. Em Bioquímica o CAD emite exames de ácido úrico, albumina, amilase, bilirrubina total e frações; cálcio, cálcio de 24 horas (calciúria), cloretos, colesterol total, creatinina, ferro sérico, fosfatase alcalina, fósforo, gama GT (Glutamil Transferase), glicose, HDL colesterol, hemoglobina glicada, LDH – desidrogenase; de Lática é feito LDL colesterol, lipase, magnésio; em hematologia se faz VHS, coagulograma, contagem de reticulócitos, coombs direto, coombs indireto, grupo sanguíneo, hemograma, teste de falcização de hemácias, TAP (tempo de protombina). Em Imunologia o CAD faz ASO (Anti estreptolisina), látex (fator reumatoide), PCR (Proteína Creativa), hormônio, B- HCG quantitativo, cortisol, estradiol, ferritina, FSH, LH, progesterona, prolactina, PSA livre, PSA total, T3, T4, T4 livre, estosterona total, anti tireoglubulina, TSH, CEA (Carcinoembriogênico), alfa fetoproteína. Na área de Parasitologia são feitos EPF (exame parasitológico de fezes), EPF (3 amostras), pesquisa de leucócitos fecais, pesquisa de sangue oculto. Já de Baciloscopia os exames de pesquisa de BAAR, cultura de BAAR (CAD recebe e envia ao LACEN).
 
Os exames coletados nos postos de coletas do município e enviados para o LACEN são os de Chagas (Notificação), CMV (citomegalovírus), dengue (IgM - notificação), dengue (IgG -notificação), febre amarela (Notificação + investigação), hepatite A – HAV-G, epatite A - HAV-M, hepatite B - anti Hbe.  São também realizados exames de hepatite B - anti HbsAg,m hepatite B – HbeAg, hepatite B – Anti Hbc Total, hepatite B - Anti HbsAg, hepatite C – HCV, hepatite D, HIV 1e 2, leptospirose (notificação), mononucleose - Epstein Baar, rubéola IgM (notificação), rubéola IgG (notificação), sarampo (notificação), toxoplasmose IgM, toxoplasmose IgG, VDRL - FTA – ABS.
 
No CAD do Segundo Distrito são realizados exames de imagem: Raios-X de tórax, coluna vertebral e sistema ósseo, ultrassonografia obstétrica, pélvica, endovaginal, vias urinária e próstata.
 
Rede está interligada e melhoria eleva demanda
 
Nada menos que 3,6 mil exames são realizados diariamente no CAD, o triplo do que era há dois anos. O número se refere a cerca de 500 pacientes que todos os dias procuram as unidades básicas de saúde de Rio Branco. Para efeito de comparação, um laboratório particular de grande movimentação recebe cerca de 100 pacientes ao dia.
 
No Centro de Saúde da Vila Ivonete, por exemplo, pelo menos 45 pessoas são atendidas todos os dias. Rapidamente a coleta e o cadastramento do paciente são feitos. Por volta das 10h30 de cada dia os exames são enviados para o CAD devidamente identificados com código de barras. Dois flebostomistas (profissionais que fazem a coleta do material) se revezam no cadastro e na coleta. “O interfaceamento trouxe facilidades”, observou Edilene Vieira, flebostomista. “Tem exame que em até quatro dias depois da coleta já tem voltado para a unidade com o resultado”, completa Rafael Borges, colega de Edilene.
 
Os usuários, segundo lembrou Alexandrina Chaves, secretaria de Saúde, vão aos poucos absorvendo a novidade. A estudante Sara Dias fez três coletas na URAP Hidalgo de Lima, no Aeroporto Velho, e seis dias depois já pegou o resultado. “A diferença é grande principalmente em relação ao outros lugares. Em Rondônia, os laboratórios públicos levam até quatro meses para dar o resultado de um hemograma, por exemplo”, comparou a mãe de Sara, Silvanira. Para os técnicos do CAD, a melhoria nos serviços eleva a demanda.
 
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Assis Lima/Asscom

Nenhum comentário: