segunda-feira, 16 de maio de 2011

Governo Tião Viana é aprovado por 76% dos acreanos, aponta pesquisa Vox Populi

Passados 134 dias de mandato, este é o primeiro levantamento oficial sobre a atual gestão

foto_sergio_vale_1_000897897.jpg
Pesquisa Vox Populi divulgada neste sábado, 14 de maio, mostra que o governo Tião Viana tem aprovação de 76% dos acreanos (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Pesquisa Vox Populi divulgada neste sábado, 14 de maio, mostra que o governo Tião Viana tem aprovação de 76% dos acreanos após 120 dias de mandato. De acordo com o estudo, apenas 13% não aprovam a atual administração e 11% não souberam opinar. Passados 134 dias de mandato, este é o primeiro levantamento oficial sobre a atual gestão, que encerrou nesta semana uma detalhada avaliação de cumprimento de metas de 120 dias de governo. Segundo os números apresentados pelas secretarias, mais de 80% das ações planejadas para este primeiro quadrimestre foram cumpridas. 

A pesquisa também avaliou o governador Tião Viana. Para 83% dos entrevistados o desempenho pessoal do governador é positivo (somando 12% de ótimo, 45% de bom e 26% de regular positivo). Consideram regular negativo 4%, 8% negativo (somando 4% ruim e 4% péssimo) e 5% não souberam responder.  

O perfil de imagem do governador reflete essa boa avaliação. Para 80% dos entrevistados, Tião Viana é  simpático e 83% afirmam que ele é competente. Sobre se ele conhece bem o Acre, 83% responderam que sim e 70% o avaliaram como um bom administrador.  

Otimismo –
 Os números levantados pela Vox Populi apontam a satisfação dos acreanos em relação ao Acre e o otimismo com relação ao futuro. Mais de 23% responderam que estão muito satisfeitos morando no Acre e 69% disseram estar satisfeitos. Um total de 59% dos entrevistados avalia como ótima e boa a situação do estado atualmente. Já 27% responderam regular positiva.  

Sobre o futuro, quando a pergunta era se o Acre vai melhorar, ficar do mesmo jeito ou vai piorar, 64% respondeu que acredita que vai melhorar; 26% acham que vai ficar do mesmo jeito e 6% avaliaram que vai piorar. O mesmo otimismo foi identificado na pergunta: “E a situação da sua família, em sua opinião, esse ano vai melhorar, vai ficar do mesmo jeito ou vai piorar?” A maioria, 84%, acredita que vai melhorar. 

A Vox Populi é uma instituição referência em pesquisas de mercado e opinião desde 1984. É amplamente reconhecida pela confiança e qualidade no desenvolvimento e aplicação de metodologias, processos de coleta, sistematização e análise de informações estratégicas.

No Acre, a pesquisa realizou entrevista com 1.350 pessoas nos 22 municípios acreanos entre os dias 29 de abril e 03 de maio. A margem de erro é de 2,7% para mais ou para menos. 

Prefeitura de Rio Branco e Governo Federal bem avaliados 

angelim_9_009787s.jpg
Para 78% da população de Rio Branco a avaliação do prefeito Raimundo Angelim é positiva (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A Vox Populi também perguntou qual avaliação os acreanos fazem do Governo Federal e da presidente Dilma Rousseff. 61% dos entrevistados aprovam o Governo Federal, 27% desaprovam e não souberam opinar 13%. Sobre o desempenho pessoal de Dilma Rousseff o levantamento aponta que 44% dos acreanos consideram positiva a forma como a presidente governa o país. 

A expectativa em relação ao futuro do Brasil também é de otimismo, embora os índices sejam menores quando comparado ao Acre. Para 31% dos acreanos, a situação do Brasil vai melhorar. Já 26% acreditam que vai ficar do mesmo jeito e apenas 9% respondeu que vai piorar.

O levantamento também apontou qual o grau de satisfação dos riobranquenses com o desempenho do prefeito Raimundo Angelim. Para 78% dos entrevistados a avaliação é positiva (somando 12% de ótimo, 42% de bom e 24% de regular positivo), 7% disseram que a administração municipal é regular negativa, 9% avaliaram como negativa (considerando 9% de ruim e 6% de péssimo) e 1% dos entrevistados não souberam responder. Na capital acreana a Vox Populi ouviu 500 pessoas entre os dias 29 de abril e 3 de maio. A margem de erro é de 4,4% para mais ou para menos. 

Saúde deve ser prioridade aponta população 

governador_visita_doentes_foto_sergio_vale_6746547.jpg
A maior preocupação dos acreanos é com a saúde, 78% dos entrevistados disseram que ações para melhorar o atedimento devem ser prioridades (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Na pesquisa foram apontadas ainda quais deveriam ser, segundo os entrevistados, as prioridades do atual governo. No questionário apresentado foi feita a seguinte pergunta: “Pensando no Acre, qual o problema mais grave, aquele que o governador Tião Viana deve cuidar com mais dedicação?” Para 78%, a saúde deve ser a prioridade. Para a secretária de Saúde, Suely Melo, esse é um bom indicador, pois traduz a expectativa da população sobre os investimentos nessa área.  

“Melhorar a saúde pública é um compromisso prioritário do governador Tião Viana. Estamos trabalhando incansavelmente para corresponder a esse anseio da população. Seja ampliando o número de vagas nos hospitais, contratando novos médicos, buscando consolidar um projeto de humanização e melhorando o serviço técnico”, afirmou. 

A Secretaria de Saúde foi uma das que alcançaram 100% das metas estabelecidas no Plano de 120 dias de governo. A redução do índice de dengue, por exemplo, chegou a mais de 86% nesses primeiros meses. Neste período houve intensos investimentos na melhoria da rede física e na aquisição de equipamentos em todo estado. O Acre ganhou também na qualidade do atendimento e já desenvolve procedimentos de média e alta complexidade. Entre elas, é bom destacar que já foram realizados cerca de 30 transplantes de rins até início de abril e os especialistas locais se preparam para realizar o primeiro transplante de fígado do Acre. O Estado se prepara para ser referência no Norte do Brasil nesse tipo de procedimento e deve se transformar, também, numa central de captação de órgãos. 

PT é o partido que mais trabalha pelo Acre, dizem entrevistados 

Numa avaliação partidária, a pesquisa também serviu para levantar quais os partidos têm mais identidade com os acreanos. Aos entrevistados, foi apresentado uma relação de partidos políticos. Em seguida, foi feita a pergunta: “Qual desses partidos políticos você acha que defende ou trabalha pelo povo do Acre”? Mais da metade, 53% dos entrevistados, respondeu Partido dos Trabalhadores (PT). Em segundo lugar, com 6%, vem o PMDB.

2 comentários:

Anônimo disse...

não sei não, pra quem quase perde a eleição no Acre, aki em rio branco perdeu. Não é duvidoso???? Ou será q estou errado

Anônimo disse...

As pessoas têm o direito de mudar de idéia e de opinião, estamos num país livre e democratico.
continue firme Tião Viana