segunda-feira, 24 de março de 2014

Governo conclui regularização fundiária em Rodrigues Alves


Os títulos definitivos das propriedades foram entregues sem nenhum custo para as famílias (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Os títulos definitivos das propriedades foram entregues sem nenhum custo para as famílias (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Uma manhã repleta de sorrisos e agradecimentos. Foi assim a recepção da comunidade de Rodrigues Alves ao governador Tião Viana e sua equipe, que esteve na cidade e realizou a entrega de 500 títulos definitivos de terra. A cerimônia foi neste sábado, 22, no Parque Municipal, e reuniu centenas de moradores que esperavam pela realização desse sonho.
O título definitivo, referente a área urbana, garante às famílias a segurança jurídica de suas propriedades, bem como permite a realização de investimentos nos lotes, ampliação de casas e financiamentos bancários, entre outros benefícios.
Em quatro meses de dedicação da equipe do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), a regularização ocorreu em três etapas. Abrangeu toda a área de Rodrigues Alves, que hoje é a 50ª cidade do Brasil que possui 100% do seu território georeferenciado.
O diretor do Iteracre, Glenilson Figueiredo, agradeceu a colaboração da comunidade, que contribuiu na atuação da equipe do governo do Estado no município. “Vamos sentir saudade dessa comunidade. Hoje é um dia de muita felicidade, pois estamos cumprindo uma meta estipulada pelo governador Tião Viana”, disse.
Os títulos definitivos das propriedades foram entregues sem nenhum custo para as famílias, que agora poderão fazer quaisquer investimentos com amparo jurídico e apoio das políticas de financiamentos. O programa de regularização fundiária no Estado custará 16 milhões de reais.
“O programa de titulação não é barato, tem custo, mas isso não é despesa, é investimento, porque as famílias terão o título e vão investir no melhoramento de suas casas e contribuir para o desenvolvimento de Rodrigues Alves”, afirmou o governador Tião Viana.
Maria do Nascimento, de 61 anos, foi uma das contempladas e não esconde a felicidade de ter nas mãos o seu título. “Pra mim é uma alegria muito grande porque eu moro aqui desde que nasci e esperava muito por isso, agradeço ao governador Tião Viana e toda a equipe que realizou o trabalho”, comentou.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: