terça-feira, 24 de junho de 2014

Jovens aprendem técnicas para diversificar produção

Conhecer alternativas tecnológicas que possam melhorar a atividade agrícola, pecuária e florestal. Com este objetivo, 26 jovens extrativistas do Seringal Porvir, na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Brasileia, e 30 da comunidade Alto Pentecostes, em Mâncio Lima, fazem parte da qualificação do “Jovens Empreendedores”, projeto coordenado pela Embrapa Acre.
Os temas abordados durante o curso foram escolhidos pelas comunidades. Na região do Juruá, as escolhas foram roçados sustentáveis, avicultura e horticultura. A extrativista Maria de Jesus da Silva, de Brasiléia, explica que o Sistema Agroflorestal (SAF), que combina o plantio de árvores com cultivos agrícolas, foi escolhido pela comunidade por ser uma forma de trabalhar com espécies da mata. “E a gente pode plantar os produtos que comercializamos e consumimos em casa, como a banana comprida”, afirma.
Para o coordenador do Projeto, Fernando Pretti, engenheiro agrônomo da Embrapa Acre, o principal foco do curso é estimular a permanência do jovem no campo. “A ideia é que os jovens, que já ajudam na propriedade rural, obtenham uma renda melhor onde eles residem, no campo. E para isso vamos motivar a diversificação e melhoria da produção agropecuária, com base nos temas que eles escolheram”, explica.
Jovens em ação
Em Brasileia, foram discutidas formas de comunicação comunitária, o que resultou na produção, pelos participantes, de um jornal mural. De acordo com a facilitadora, Priscila Viudes, jornalista da Embrapa Acre, os temas abordados no curso serão transformados, pelos próprios participantes, em matérias e essa será uma maneira de despertar o interesse de outros moradores para os assuntos discutidos durante a capacitação. Na ocasião, foi entregue para a comunidade um kit de Minibiblioteca da Embrapa.
credito_rural_foto_gleilson_miranda_05
O objetivo é despertar o interesse de outros moradores para os assuntos discutidos na capacitação (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Já em Mâncio Lima, o primeiro módulo foi sobre manejo conservacionista do solo. As atividades prosseguem com o dia de campo sobre o tema, que será realizado no dia 27 de junho. Neste período, será realizado o módulo sobre Sistema Agroflorestal na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Brasileia.
Ainda estão previstos outros módulos, como Pecuária Sustentável, Gestão de Empresa Rural, Custo Operacional de Atividades Agropecuárias, Horticultura. São parceiros do projeto o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Acre, Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) Acre, o governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) e Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).
Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: