quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Durante inauguração da UPA da Cidade do Povo, secretária de Saúde do Município anuncia que o bairro terá mais duas unidades de saúde da família

A primeira Unidade de Saúde da Família de porte 4 será inaugurada ainda este ano
 
A secretária de Saúde de Rio Branco, Marcilene Alexandrina, juntamente com a secretaria Estadual de Saúde, Suely Melo, participou da solenidade de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Cidade do Povo, na manhã desta quarta-feira, 22. Ela anunciou que além das urgências e emergências, a população local, vai contar também com os serviços de atenção primária de saúde: a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), com a ajuda do Governo Federal, está construindo uma Unidade de Saúde da Família (USF), no local e na segunda etapa da Cidade do Povo, será erguida outra USF.
 
A USF, de porte 4, deverá ser inaugurada ainda este ano. Junto com a outra USF de porte 2, serão 7 equipes de Saúde da Família, com médicos, enfermeiros, técnicos e Agentes Comunitários de Saúde, atuando na Cidade do Povo, empreendimento habitacional construído pelo Governo do Estado que vai abrigar mais de dez mil famílias oriundas de áreas de risco e alagadiças na capital.
 
Marcilene Alexandrina destaca que com a Unidade de Saúde da Família que também está sendo construída no Residencial Santo Afonso, próximo a Cidade do Povo, a capacidade de atendimento será de 40 mil pessoas naquela região da cidade. O investimento nas 3 USF, será de cerca de 2,4 milhões, recursos do Governo Federal e da prefeitura de Rio Branco. “Parabenizamos o Governo do Estado pela inauguração de mais uma UPA e estamos juntos neste esforço de garantir uma melhor qualidade no serviço de saúde prestado a população, por isso, aqui na Cidade do Povo teremos duas UBS e uma fica bem próxima daqui, no Santo Afonso, que vai dar suporte também nesse atendimento de atenção primária”.
 
A secretária de Saúde de Rio Branco destacou que as administrações estadual e municipal elegeram a saúde como prioridade e o resultado é a construção de hospitais regionais em todo o Acre e a construção de 20 unidades de saúde pela prefeitura, além de 7 já inauguradas pelo prefeito Marcus Alexandre.
 
O objetivo, de acordo com Alexandrina, é acabar de vez com o aluguel de imóveis para o funcionamento de unidades de saúde na capital e assim oferecer um serviço e acolhimento cada vez melhor para as pessoas que precisam do serviço de saúde. “As unidades alugadas, precisam ser adaptadas e as que são feitas por nós, são construídas dentro dos padrões do Ministério da Saúde, o que, com certeza, resulta em uma melhor capacidade e melhor atendimento a população”, explica.
 
 
 
 
Da Assessoria

Nenhum comentário: