segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Prefeito avalia reforço de drenagem e limpeza de tubulação em ruas dos bairros Plácido de Castro e João Paulo

Atendendo pedido dos moradores, o prefeito Marcus Alexandre realizou uma caminhada nesta sexta-feira, 17, pelos bairros João Paulo e Plácido de Castro, na Baixada da Sobral,  visitando ruas que ainda sofrem com os efeitos das fortes chuvas que caem sobre Rio Branco neste começo de inverno. Várias intervenções vem sendo feitas há  quase dois anos na Baixada mas em alguns pontos os problemas seguem causando transtornos aos moradores ainda que em menor grau que no último inverno, antes das principais ações, como o   aprofundamento do leito do Igarapé da ETA. Esse córrego corta a Estrada da Sobral e já foi limpo três vezes pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR).
 
Os problemas apontados pela comunidade estão sendo em parte resolvidos com reforço da rede de drenagem e jacteamento da tubulação. A meta do prefeito Marcus Alexandre é acabar com os transtornos. O aprofundamento   vem sendo feito pela Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) e integra o complexo de intervenções para melhorar a drenagem e o escoamento das águas na Baixada.
 
O presidente e o diretor Técnico da EMURB, respectivamente Jackson Marinheiro e José Carlos Fernandes, técnicos e líderes comunitários, como o Capitã Lunier, também conhecido como Adalto, acompanharam o prefeito nas visitas aos bairros. Todos os trabalhos na Baixada da Sobral são realizados em parceria entre Prefeitura e Governo do Estado. O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do Acre (DEPASA) coordena várias das ações.
 
A EMURB lembra que a Baixada da Sobral recebe atualmente uma das maiores experiências de drenagem já executadas pela política de desenvolvimento urbano em Rio Branco. A implantação de enormes tubos PEAD (polietileno de alta densidade) de 2, 5 metros de diâmetro e 6 metros de comprimento é o emblema dessa ação, o novo sistema de drenagem do canal que corta a Rua João Amâncio, no bairro Boa Vista. Levando-se em conta todas as operações, apenas a SEMSUR  promoveu uma dezena de desobstruções nos igarapés da Baixada: a limpeza foi feita em diferentes canais dos conjuntos Cabreúva, Carandá, Bahia Nova, Bahia Velha e Boa União, todos da bacia hidrográfica do Igarapé da ETA.
 
A limpeza da rede de drenagem, no entanto, conta ainda com outras intervenções na Baixada. Este ano a SEMSUR já realizou mais de 100 operações de limpeza e desobstrução de caixas de drenagem e rede de esgoto. Não há mais dúvidas que a maioria dos problemas de infiltração e alagamentos na Sobral estão relacionados à drenagem.
 
Além de todas as atividades no interior dos bairros, a duplicação da Estrada da Sobral traz em seu conjunto equipamentos e obras de arte rodoviária que influenciarão positivamente para a melhor drenagem da Baixada, o que significará o fim dos problemas de modo definitivo. Outra galeria já foi também instalada na rua Bandeirante, no Bahia Velha – mas é necessário mais uma nesse mesmo canal para ampliar o fluxo da água evitando que ela retorne pelas bueiras e volte a causar alagamentos em ruas e moradias. “O prefeito veio e conferiu de perto os problemas. A comunidade deve fazer sua parte e ajudar para que esses problemas possam ser resolvidos”, disse Capitão Lunier.
 
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Nenhum comentário: