segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Prefeitura implanta Academia da Comunidade e revitaliza praça no bairro Triângulo

A praça  do bairro Triângulo Velho foi tomada por dezenas de moradores no começo da noite desta quarta-feira, 15, para a inauguração da Academia da Comunidade ao Ar Livre implantada pela Prefeitura de Rio Branco a partir de recursos de emenda parlamentar proposta junto ao Orçamento Municipal pelo vereador Juracy Nogueira. Jovens, pessoas da melhor idade e crianças lotaram todos os espaços da praça – a Academia da Comunidade, o parquinho e a quadra de esportes –para comemorar a chegada de mais um equipamento de uso comunitário que contribui sensivelmente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
 
Com esta, a 22ª inaugurada pela Prefeitura, Rio Branco se consolida como cidade onde a prática de exercícios físicos é política de governo. Tanto que a gestão das academias é compartilhada entre as Secretarias de Esporte e Lazer (SEMEL) e de Saúde (SEMSA).
 
A Academia da Comunidade ao Ar Livre é composta de dez aparelhos básicos de baixo impacto físico que tem como objetivo estimular o sistema nervoso central, além de fortalecer a musculatura, aumentar a capacidade cardiorrespiratória e a mobilidade das articulações, melhorando a flexibilidade e a coordenação motora. As academias comunitárias estão no âmbito do programa Saúde em Movimento, mantido pela SEMSA. Seus principais usuários são pessoas da melhor idade, como dona Luzia Duque Santana, de 67 anos, ex-seringueira que ficou muito satisfeita com a chegada da Academia da Comunidade no Triângulo: “eu morava no seringal e lá fazia muita atividade, ajudava meu marido no serviço. Aqui, fazia pouca coisa, mas agora tenho onde vir e me movimentar”, disse Luzia, que mora próximo da praça.
 
O cearense Francisco Ricastro Alencar, de 91 anos, está de passagem por Rio Branco e enquanto não retornar à Fortaleza estará sempre que possível usando a academia. “É bom para nossa saúde", sintetizou Alencar.
 
Alunos e professores da Escola Anita Garibaldi, localizada em frente à praça, foram conferir de perto a novidade tão logo soou o sinal de encerramento do expediente. “Essa praça ficou muito bonita nos últimos dias”, disse o garoto  Rafael, de nove anos, estudante da Anita Garibaldi. Bem lembrado: junto com a implantação da academia, a Prefeitura promoveu uma revitalização da praça e da quadra, conferindo-lhe um aspecto totalmente novo.
 
O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Afrânio Moura, reafirmou o compromisso da Prefeitura com o fomento à atividade física através das Academias da Comunidade, a qual contempla um conjunto de ações  que contam com acompanhamento de profissionais da educação física e, se constatada a necessidade, o participante é dirigido a um médico para questões como obesidade, hipertensão, diabetes e outros.
 
O presidente da Associação de Moradores do Triângulo Velho, Jorge Wenderson, o popular Nêgo, lembrou sua incessante luta para levar o equipamento ao bairro. “Agora é só alegria. Quero agradecer muito à Prefeitura, lembrar o esforço do Juracy e o apoio da comunidade”, disse Nêgo.
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Nenhum comentário: