quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Prefeitura, Governo e parceiros apresentam peça teatral e lança documentário sobre gravidez na adolescência

Uma multidão de mais de 400 estudantes de 14 escolas da rede estadual de ensino lotou o Teatro Plácido de Castro nesta terça-feira, 21, para assistir o espetáculo “Julieta Sem Romeu”, montada por integrantes da Igreja Wesleyana da Sobral e prestigiar o lançamento do documentário “Previna Gravidez na Adolescência”. O vice-prefeito de Rio Branco, Márcio Batista levou aos estudantes presentes o abraço do prefeito Marcus Alexandre. Representantes das secretarias de Estado da Educação e da Saúde estiveram presentes.
 
“Julieta sem Romeu” e “Previna Gravidez na Adolescência” são iniciativas da Secretaria Municipal da Mulher, através do Projeto Promovendo a Saúde de Adolescentes da cidade de Rio Branco que vem sendo executado há oito anos em parceria com o Governo do Estado –no caso das atividades atuais a parceria é com a Secretaria de Educação – e organizações da sociedade. A diretora de Ensino Médio da SEE, Lígia Carvalho, disse que o tema é bastante presente nas escolas e que o enfrentamento à gravidez na adolescência é uma tarefa contínua.
 
No âmbito da Secretaria-Adjunta da Mulher, o projeto passou por diversas etapas, como visitas e reuniões em escolas, capacitação de professores e coordenadores de ensino e demais parceiros, oficinas e rodada de conversa com alunos. Só neste ano de 2014, foram atendidos em Rio Branco cerca de 2.800 jovens e adolescentes por meio das Rodas de Diálogo e peças teatrais.
 
Atualmente esse projeto realiza atendimentos nas escolas da rede pública de ensino, através das Rodas de Diálogos, onde são abordadas temáticas relacionadas com a Sexualidade, DST’s, Métodos Contraceptivos e principalmente a Gravidez não Planejada na Adolescência, que ainda é fator de grande preocupação na sociedade brasileira. Complementando as Rodas de Diálogos, também é feita a apresentação da peça de teatro “Julieta sem Romeu”, que faz a mesma abordagem de forma mais lúdica e atrativa, mas também informativa.
 
Este Projeto é parceiro do “Projeto Vida”, da Secretaria Estadual de Educação e vem tendo grande receptividade pelas escolas e surtido resultados positivos no que se relaciona a prevenção das DST’s, como também da gravidez não planejada na adolescência. O teatro e o documentário vêm contribuir com as Rodas de Diálogos, levando as mesmas temáticas com outra linguagem. “É um momento de celebrar o sucesso do trabalho e destacar os importantes apoios nas esferas municipal, estadual e federal que têm dado a sustentação necessária para que o mesmo chegue a todas as escolas de forma mais efetiva”, disse Graça Lopes, secretária-adjunta da Mulher.
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Nenhum comentário: