quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Programa de Calçadas avança em vários bairros e pontos comerciais de Rio Branco

O prefeito Marcus Alexandre inspecionou nesta terça-feira, 7, várias frentes de serviço do Programa de Recuperação e Construção de Calçadas 2014. Inicialmente o prefeito esteve na Estrada do São Francisco, no trecho entre as escolas Clícia Gadelha e Dr. Pimentel Filho, que recebem centenas de estudantes moradores dos bairros São Francisco, Jardim Eldorado, Loteamento São Francisco e Vitória. No total, lembrou o prefeito, a Prefeitura constrói e melhora com recursos próprios cerca de 10 quilômetros de calçadas atualmente. Na Estrada do São Francisco o trabalho é de melhoria e adequação.
 
Há trechos que vem sendo seriamente prejudicados por caminhões que sobem nas calçadas e quebram o concreto ou tijolo, infração que prejudica seriamente os pedestres. Importante lembrar, segundo os técnicos da Secretaria de Obras Públicas, que o programa ultrapassou todas suas metas em 2014. Na primeira etapa a proposta era contemplar a construção de 6,5 quilômetros de calçadas em diversos bairros da capital, mas levando-se em conta os ajustes nas calçadas visando melhoria do trânsito de veículos esse número acabará sendo muito maior. Essa é também  a perspectiva da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS), que realiza pequenas adequações visando o trânsito nas ruas. São trechos pequenos que tem influência importante no trânsito.
 
O programa, lembrou o prefeito, sempre prioriza a construção de calçadas em áreas com grande movimentação de pessoas e também locais como escolas, igrejas, mercados, unidades de saúde, centros comerciais e vias estruturantes, garantindo a mobilidade e acessibilidade de pedestres, idosos e pessoas com deficiência. É o caso da Rua 24 de Janeiro, antiga via de acesso no interbairros no Segundo Distrito, que liga o Seis de Agosto à Cidade Nova, onde o calçamento contempla órgãos importantes como a Câmara de Vereadores e a Delegacia de Polícia da 2ª Regional, além da Escola Maria Angélica de Castro, uma das mais tradicionais da cidade e que passa por reformas. O prefeito anunciou também a correção da iluminação pública, cuja instalação agora será abaixo do dossel das árvores para que a via fique perfeitamente iluminada e garanta melhores condições de segurança para os pedestres.
 
Em 2013, a Prefeitura de Rio Branco, em parceria com os governos Estadual e Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), construiu mais de 20 quilômetros de calçadas em diversos bairros e espaços públicos com grande movimentação de pessoas e neste ano a situação não é diferente. É fácil de ver as equipes pela cidade, fazendo de pequenos reparos a calçadas extensas. Além das equipes de construção, existe ainda uma equipe para fazer as adequações de modo que todas as obras possam atender o padrão estabelecido pelas normas técnicas.
 
Calçadas são apenas parte de um grande esforço de obras de engenharia para infraestrutura de Rio Branco. Em menos de dois anos, a Prefeitura executou ou vem executando mais de 120  obras em toda a Capital, o que faz deste segundo ano de gestão de Marcus Alexandre  um das mais produtivos da história  quando o assunto é infraestrutura. São praças, unidades de saúde, urbanização de bairros, asfaltamento de ruas, ampliação da rede de água e esgoto, quadras esportivas, parques urbanos, novas escolas. Resultado do trabalho e da credibilidade do prefeito Marcus Alexandre, que estabeleceu as melhores  parcerias para o desenvolvimento de Rio Branco – com os governos Estadual e Federal.
 
Moradores e lideranças da Boulevard Augusto Monteiro comemoram benefícios
 
O prefeito Marcus Alexandre esteve também na Rua Boulevard Augusto Monteiro, no Bairro do Quinze, onde a secretaria de Obras implanta ou melhora calçadas deste a Via Chico Mendes, até a região conhecida como “Rabo da Besta”. Ali, o prefeito e sua equipe realizaram uma caminhada para avaliar detalhadamente o que está sendo feito e o que é mais necessário para dar todas as condições de acessibilidade na região. O prefeito foi recebido pela presidenta da Associação de Moradores do Bairro Triângulo Novo, Elineide Barbosa, mais conhecida como Mana. “Nosso bairro está recebendo bastante atenção do prefeito. Os exemplos estão neste serviço de calçamento e nas intervenções viárias como operação tapa-buracos”, disse Mana.
 
Na caminhada, o prefeito era carinhosamente cumprimentado pelos moradores, que demonstraram agradecimento pela presença ostensiva da Prefeitura naquela região. “O senhor sempre vem aqui e isso é muito bom”, disse Dona Mercedes, pioneira no Boulevard.
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Nenhum comentário: