segunda-feira, 30 de maio de 2011

Governador de Rondônia elogia tecnologias sociais do Acre em encontro de jornalistas do Norte

O governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), elogiou nesta segunda-feira, 30, as tecnologias de desenvolvimento social desenvolvidas no Acre. Confúcio participou da abertura do II Encontro de Jornalistas do Norte, que acontece na cidade de Porto Velho nesta segunda e terça-feira.
O encontro, realizado pela Fundação Banco do Brasil, tem por objetivo discutir as tecnologias sociais voltadas para o desenvolvimento sustentável, com foco na preservação ambiental, bem como para a aplicação de políticas públicas que garantam a geração de emprego e renda em comunidades carentes.
Confúcio falou que Rondônia vive um momento especial em virtude de um novo ciclo de desenvolvimento que acontece a partir da construção das hidrelétricas do rio Madeira. Nesse novo momento, garante ele, é preciso discutir estratégias que possibilitem o crescimento ordenado. Nesse sentido, ele citou diversas experiências bem sucedidas realizadas nos diversos Estados brasileiros, entre eles, o Acre.
“Estive no Acre conhecendo as experiências que o então governador Jorge Viana realizava no Acre e as experiências que se seguiram. Fiquei encantado com algumas delas”, contou o governador.
Entre as experiências citadas por Confúcio Moura, está a empresa Natex que é a fábrica de preservativos instalada na cidade de Xapuri, localizada há 188 quilômetros da capital Rio Branco. “O Acre não teve medo de se endividar para conseguir recursos para a construção dessa fábrica. Hoje temos aí essa nova relação que os seringueiros têm com o meio ambiente. Temos produção e sustentabilidade”, afirmou.
Outra experiência importante citada pelo governador Confúcio Moura foi a que está sendo desenvolvida pela Fundação de Tecnologias do Acre (Funtac) com a instalação nas regiões isoladas de um fogão à lenha que produz energia. O fogão é uma saída economicamente viável para levar energia elétrica a residências localizadas em locais de difícil acesso, onde o programa Luz Para Todos, desenvolvido pelo governo federal em parceria com os governos do Estado não é capaz de chegar.
“São experiências simples como essas que pretendo fazer chegar às nossas comunidade, pois sei que não existe combate à pobreza sem tecnologia”, completou.
Fonte: http://www.agencia.ac.gov.br/ (Tião Vitor)

Um comentário:

Anônimo disse...

tudo a mesma coisa, banana do mesmo cacho, peixe do mesmo açude. Não mudam em quase nada