sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

PAA investe mais de R$ 11 milhões na compra da produção familiar

Fonte: agencia.ac.gov.br

O produtor Osias Ferreira Lima  fez a entrega de legumes, frutas e verduras (Foto: Assessoria Seaprof)
O produtor Osias Ferreira Lima fez a entrega de legumes, frutas e verduras (Foto: Assessoria Seaprof) 
Produtores de dez municípios, incluindo a capital, já estão comercializando a produção para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de doação simultânea, edição 2014, com previsão de investimento de R$ 11,8 milhões. Ao longo deste primeiro trimestre, outros dez municípios iniciam a atividade.
Os produtos, entre frutas, verduras, grãos e pequenos animais, como galinha caipira e peixe, são entregues numa central de abastecimento e recolhidos por 434 entidades socioassistenciais e escolas beneficiárias do programa. Os cálculos apontam que, neste ano, cerca de 20 toneladas de alimentos serão doados às entidades cadastradas.
O produtor Osias Ferreira Lima veio do Projeto de Assentamento Dirigido (PAD) Humaitá para a Ceasa, em Rio Branco, entregar frutas e verduras. Osias comemora a renda garantida para investir na propriedade e conta que, no ano passado, adquiriu uma roçadeira e um motor bomba d’água com o resultado da venda para o PAA. “Parece pouco, mas, quando a gente planeja, dá para realizar sonhos”, garantiu.
Segundo o titular da Seaprof, Lourival Marques Filho, é um desafio para toda a equipe inserir os municípios de Santa Rosa e Jordão no programa. “Mas vamos conseguir porque esse programa tem transformado a vida dos produtores. É a garantia da compra de sua produção”, disse.
Os recursos destinados à compra da produção da agricultura familiar são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a operacionalização da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). Outros parceiros, como a Ceasa, em Rio Branco e, no interior do estado, as prefeituras municipais dão suporte ao PAA.

Nenhum comentário: