segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Engenharia presta homenagem a Marcus Alexandre, que ministra palestra sobre mobilidade nos 24 anos do SENGE no Acre

O prefeito Marcus Alexandre foi homenageado na noite desta sexta-feira, 22, no auditório da Universidade Federal do Acre, pelo Sindicato dos Engenheiros do Acre (SENGE) em referência aos serviços prestados ao desenvolvimento da engenharia no Estado. Marcus Alexandre é engenheiro civil e comandou grandes obras e programas ligados à engenharia nos últimos anos, como a pavimentação da BR 364 e suas pontes no trecho entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul e o Programa Ruas do Povo, que vem levando saneamento básico e asfaltamento de ruas para milhares de pessoas no Estado todo.
 
O ato marcou as comemorações dos 24 anos de fundação do SENGE e os 50 anos de criação da Federação Nacional dos Engenheiros, entidade composta por 18 sindicatos estaduais, aos quais estão ligados cerca de 400 mil profissionais. O SENGE vem realizando uma série de atividades no âmbito da Jornada Esportiva da Engenharia para comemorar a efeméride e, segundo o presidente do sindicato, Tião Fonseca, “contribuir com o desenvolvimento integral da personalidade, pois além de proporcionar saúde física, a tolerância mútua, a camaradagem e autoafirmação, ajuda ou contribui também na solidariedade entre os profissionais”.
 
Outros profissionais, como João Nishihiro, engenheiro civil que está há quarenta anos no Acre, e Jorge Viana, o primeiro acreano engenheiro florestal, ex-governador que lançou mão da engenharia para promover grandes transformações no Estado, também receberam a homenagem do SENGE, uma placa de agradecimento pelo serviço prestado à disciplina.
 
Ainda como parte das comemorações dos 24 anos do SENGE e 50 anos da FNE, o prefeito Marcus Alexandre ministrou um palestra sobre as melhorias na mobilidade de Rio Branco. O prefeito abordou todas as fases do programa em sua gestão sempre lembrando o legado de antecessores como Jorge Viana e Raimundo Angelim. Rio Branco, citou Marcus, ultrapassou uma fase (a do PAC Médias Cidades, que investe mais de R$70 milhões em 7 vias estruturantes) e já espalhou obras de duplicação de importantes corredores da cidade. Essa evolução permitiu que o Município obtivesse da Câmara de Vereadores autorização para contratar R$32 milhões da 3ª etapa do PAC Mobilidade Médias Cidades para qualificação de vias e interligação de bairros, que contempla, segundo mostrou o prefeito, investimentos conexos aos recursos liberados pela Presidenta Dilma no começo de julho e prevê a implantação de 4 corredores exclusivos de ônibus, implantação de 1 corredor preferencial de ônibus e 2 Interligações de bairros como foco no transporte urbano; construção de 30 abrigos de passageiros; construção de 20 Estações de passageiros e 1 estação de passageiros especial; construção de 2 terminais de integração; sistema viário para integração do 1º e 2º Distritos da cidade; estudos para a implantação de Terminais de Transporte Público Hidroviário; implantação e melhoria de 32,5 quilômetros de ciclovias e 150 Estações de Bicicletas Compartilhadas; implantação e qualificação de 18,5 quilômetros de calçadas; estudos e projetos de viabilidade para implantação do Anel Viário. A sonhada e necessária 5ª Ponte já tem seus estudos encaminhados e as obras começam no ano que vem para evitar aumento dos transtornos já causados pelas frentes de serviços espalhadas pela cidade.
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Nenhum comentário: